03 Janeiro - 2014

OAB/MA comunica falecimento de Ophir Filgueiras Cavalcante

Advogado foi presidente da OAB Nacional e pai do também ex-presidente da entidade, Ophir Cavalcante Júnior

É com pesar que a diretoria da OAB/MA comunica o falecimento do ex-presidente da entidade, Ophir Filgueiras Cavalcante, nesta quinta-feira (02). Ophir Filgueiras Cavalcante era pai do também ex-presidente Nacional no período de 2010 a 2013, Ophir Cavalcante Júnior. Desde dezembro ele estava internado em um hospital particular em São Paulo. O advogado presidiu a OAB Nacional de 1989 a 1991 e da seccional paraense (OAB-PA) entre 1983 e 1987.

Ophir Filgueiras Cavalcante é filho de Antônio Gomes Cavalcante Filho e Irene Filgueiras, e nasceu em 2 de agosto de 1937, em Belém (PA). Formou-se em direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), no dia 8 de dezembro de 1960.  Ele era casado com Célia Cavalcante. É pai de três filhos: Ophir Junior, Suzy e Carla. Os três filhos também são advogados.

Na OAB-PA, ele exerceu os cargos de vice-presidente (1983-1985) e presidente 1985-1987. E em 1987 ingressou no Conselho Federal como conselheiro pelo Pará, tendo sido eleito vice-presidente para o biênio 1987-1989, na gestão de Márcio Thomaz Bastos. Presidiu a OAB Nacional de 1989 até 1991.

Em 1º de abril de 1989, tomou posse como presidente do Conselho Federal da OAB. Em um discurso dede saudação aos novos advogados na posse durante a solenidade de compromisso no Plenário da OAB-DF, em 18 de abril de 1989, ele afirmou que “são os advogados artífices de um novo mundo, que um dia deverá ser universalmente aceito, quando o direito não for outra senão a expressão mesmo da vida, numa idade nova e livre, que não comporte sequer um pensamento escravo”.

Aos familiares e amigos os nossos sentimentos

Com informações da OAB Nacional