12 Maio - 2015

OAB/MA discute com diretor do Fórum de SL medidas para melhorar o trabalho do advogado

Na ocasião, representantes da Seccional Maranhense protocolaram requerimento com sugestões que serão analisadas pela direção do fórum

O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, o diretor tesoureiro, Marco Lara, a conselheira federal pelo Maranhão, Valéria Lauande e o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Bruno Leal, reuniram-se nesta segunda-feira (11) com o diretor do Fórum de São Luís, juiz Osmar Gomes, para tratar de assuntos que visam melhorar o trabalho do advogado naquela unidade da justiça. Na ocasião, foi protocolado um requerimento com sugestões da Seccional Maranhense.

O documento tratou especificamente de três pontos. O primeiro diz respeito ao aumento do número de elevadores no prédio do Fórum. A quantidade em funcionamento é insuficiente o que provoca longas filas e gera transtornos diários para os usuários. Sobre esse item, o diretor do Fórum informou que em julho mais quatro elevadores, cada um com capacidade para 13 pessoas, entrarão em funcionamento, o que deve contribuir para a melhoria do acesso às dependências do Fórum. As obras para instalação dos equipamentos, segundo o juiz Osmar Gomes, estão em andamento. Os novos elevadores serão panorâmicos.

O segundo ponto discutido pelos representantes da OAB/MA abordou a necessidade de ampliação do número de vagas no estacionamento do prédio. As 72 vagas reservadas atualmente para os advogados ainda não são suficientes, obrigando muitos profissionais a estacionarem na via pública para que não percam seus compromissos de trabalho no Fórum. "Reconhecemos que houve uma melhoria parcial graças a um acordo firmado entre a OAB/MA e a direção do Fórum, mas precisamos que novas áreas de estacionamentos sejam criadas", destacou a conselheira federal Valéria Lauande.

Sobre esse item, Osmar Gomes reconhece que houve um estrangulamento no estacionamento do Fórum do Calhau, após ter absorvido várias unidades jurisdicionais, aumentando consideravelmente o número de veículos no local. Mas garantiu que a direção já está estudando a melhor forma de ampliar o estacionamento do prédio a partir de áreas ociosas. "Nossa intenção é aumentar a oferta de vagas", garantiu.

Por fim, a diretoria da OAB/MA debateu a necessidade de melhorias no protocolo de distribuição para dar mais agilidade ao trabalho do advogado. Sobre esse ponto, ficou acordado que a direção do Fórum, por sugestão da Seccional Maranhense, irá estudar a possibilidade de ampliar o horário de funcionamento do protocolo expresso, local onde os profissionais podem fazer o protocolo do próprio veículo. O serviço funciona de 9 às 16h. A proposta da entidade maranhense é ampliar o horário de atendimento e o número de documentos a serem protocolados. Atualmente são dois documentos por automóvel.