26 Outubro - 2012

OAB/MA e CAA/MA apóiam campanha “Outubro Rosa” que visa conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama

Na segunda a terça serão realizadas diversas atividades voltadas para a prevenção da doença

Advogadas, esposas e filhas de advogados são o público alvo da programação “Outubro Rosa” que a OAB/MA e a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAA/MA) promovem nas manhãs de 29 a 31 de outubro, em apoio à campanha nacional “Outubro Rosa”, movimento popular que difunde a prevenção do câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil, no combate à doença que vitima centenas de mulheres brasileiras. Como parte da adesão da OAB/MA à campanha, a  fachada de sua sede, localizada no Calhau, ficará iluminada na cor rosa até o dia 31 de outubro.

A programação da campanha será iniciada nesta segunda-feira, 29/10, a partir das 10h, na sede da OAB/MA, no Bairro do Calhau, onde funcionam os consultórios médicos da CAA/MA. Segundo a secretária geral da Caixa de Assistência, Teresinha Marques Vale, nesse dia, serão disponibilizados médicos capacitados para oferecer às advogadas e dependentes femininas dos advogados consultas ginecológicas com foco na prevenção contra o câncer de mama e também contra o câncer de útero. Na terça-feira, 30/10, e na quarta-feira, 31/10, o atendimento começa às 8h.

A equipe médica disponibilizada pela OAB/MA e CAA para fazer os atendimentos será coordenada pela ginecologista/sexóloga, Edyane Gomes de Brito, que atende no consultório ginecológico da CAA/MA e possui Pós-graduação em Terapia Sexual e especialização em ginecologia e obstetrícia.

Outubro Rosa

O movimento “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. Começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama.    A primeira manifestação no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), ocorrida em São Paulo, em 2002.

Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos, o movimento ganhou o país e a participação de várias entidades e instituições que se uniram para chamar a atenção para a importância da prevenção contra a doença. “Agora, a CAA e a OAB/MA se abraçam a essa causa nacional. Nossa programação visa proporcionar as advogadas e dependentes femininos dos advogados atendimentos médicos que possam esclarecer dúvidas e servir de alerta no combate ao câncer de mama”, destaca Teresinha Marques Vale.