17 Outubro - 2016

OAB-MA E CAAMA INAUGURAM SALA DO ADVOGADO EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

Estrutura recebeu o nome do advogado Dr. José Brito de Souza (in memoriam) pela dedicação a advocacia maranhense

Uma singela homenagem ao advogado José Brito de Souza (in memorian) foi prestada hoje pelas diretorias da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, e da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA). Em uma cerimônia que contou com a presença de familiares e amigos de profissão foi inaugurada a Sala dos Advogados "Dr. Brito de Souza", no Fórum Desembargador Rachid Mubarak Maluf, localizado no município de São José de Ribamar. Cerca de 40 salas deverão ser instaladas pela OAB-MA nos próximos anos nos Fóruns do Maranhão.

O objetivo é proporcionar melhorias ao dia a dia do advogado e colocar à disposição estrutura que possibilite acesso à internet, escanear documentos, tirar cópias e ter uma base enquanto aguarda as audiências. “Vamos instalar o maior número possível de Salas dos Advogados nos Fóruns do Estado, pois, é onde o advogado militante está e precisa da mão amiga da OAB-MA para que possamos propiciar aos advogados uma melhor qualidade de vida”, disse Thiago Diaz, presidente da OAB-MA. “Sem falar na homenagem e no reconhecimento ao profissional que contribuiu e muito com a Ordem dos Advogados do Brasil, como Conselheiro Federal, Estadual, presidente de Comissão e profissional que era não media esforços em lutar pela melhoria da classe”, completou.

Para o vice-presidente da OAB-MA e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Pedro Augusto Souza de Alencar, mais que uma comodidade para o profissional em advocacia que milita em São José de Ribamar, distante 30 km da capital maranhense, a estrutura era uma necessidade antiga, somente atendida agora pela atual gestão. “Estamos atendendo a uma demanda que facilita a vida do profissional, que muitas das vezes está longe do seu escritório”, disse, o vice-presidente. A sala funcionará de segunda à quinta, das 8h às 18h, e às sextas-feiras, até às 17h.

Presente à cerimônia de inauguração, o presidente da CAAMA, Diego Sá, enfatizou o compromisso das duas entidades, OAB-MA e Caixa, em valorizar a classe advocatícia. “É nossa preocupação também levar melhorias para os advogados que militam no interior do estado. Hoje estamos inaugurando este espaço no Fórum de São José de Ribamar, e posteriormente, levaremos esta estrutura a outras cidades do Maranhão para que o advogado tenha um local de apoio onde possa realizar seu trabalho”, disse Diego Sá.

Os filhos e neta (José Brito de Souza Filho, Hillarny Brito, Sheila Brito e Bárbara Hellen Brito), do Dr. Brito de Souza agradeceram pela homenagem prestada pela OAB-MA e CAA-MA. “É um momento único e de reconhecimento a uma vida dedicada à advocacia e à Ordem. Agradecemos pela homenagem, pois, sabemos como ele lutou para que os advogados tivessem seus direitos respeitados, ele foi um defensor da classe”, disse a filha Hillarny Brito. Para a neta, a jornalista, Bárbara Brito, o trabalho do avô é uma referência de como os jovens devem lutar por aquilo que acreditam. “Realmente fica um legado de profissionalismo e dedicação a ser seguido”, enfatizou.

O amigo de Dr. Brito de Souza, advogado e presidente da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência da OAB-MA, Antônio Roberto Barros Pires da Costa, disse que buscar apoio em um lugar que homenageia um profissional tão dedicado à classe é inspirador. “O Fórum já era carente para abrigar as necessidades dos advogados. Este ambiente vem auxiliar o profissional no dia a dia de suas atividades”, observou.

Participaram da solenidade de inauguração, familiares do Dr. Brito de Souza e os amigos Antônio Roberto Barros Pires da Costa, presidente da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência da OAB-MA, Walney de Abreu Oliveira, Conselheiro Estadual da Ordem; a presidente da Comissão de Política Criminal e Direito Penitenciário, Ana Karolina Sousa de Carvalho Nunes, o diretor financeiro e secretário geral da CAAMA, Rodrigo Reis Lima e Fernando Antônio Pinto.