10 Julho - 2014

OAB/MA e CRC/MA vão realizar Seminário de Prestação de Contas Eleitorais 2014

Evento acontecerá no dia 15 de julho a partir das 8h no auditório da Seccional Maranhense

A OAB/MA e O CRC/MA vão realizar na próxima terça-feira, 15 de julho, o Seminário de Prestação de Contas Eleitorais 2014, com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). O evento acontecerá a partir das 8h no auditório da Seccional Maranhense, no Calhau.  A realização do encontro foi tratada pelos presidentes da Ordem, Mário Macieira, e do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC/MA), Antonio das Graças Alves Ferreira e sua diretoria durante reunião no dia 26 de junho.

A parceria OAB e CRC para a realização de seminários sobre prestação de contas eleitorais já vem de longa data. Além do Maranhão, o seminário também será realizado em todos os estado do país, por recomendação, via ofício encaminhado pelos conselhos federais de ambas as instituições. Para se inscrever, o interessado deve doar 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Programa Mesa Brasil SESC/MA.

Segundo Mário Macieira, o encontro pretende debater os aspectos jurídicos e contábeis das eleições desse ano. Por esta razão, estão convidados a participar representantes de partidos políticos, advogados eleitoralistas e contabilistas, juízes e servidores do TRE, procuradores Ministério Público Eleitoral, candidatos aos cargos de governador, senador da República, deputados federais e estaduais, e a sociedade.

O seminário será aberto com o debate “Eleições Limpas – Aspectos Jurídicos e Contábeis nas Eleições”. Nas sequência será realizado painel com membros do TRE/MA sobre a justiça eleitoral e depois um coordenado pela OAB/MA sobre os aspectos legais das eleições. O evento será encerrado às 17h com um debate sobre as Prestações de Contas Eleitorais – Atuação do profissional de contabilidade com o CRC/MA.

Além da promoção do seminário, a OAB/MA e demais Seccionais costumam atuar em períodos eleitorais participando de movimentos contra corrupção eleitoral e o abuso do poder econômico.