14 Julho - 2021

OAB/MA E GERÊNCIA EXECUTIVA DO INSS ESTUDAM CRIAÇÃO DE SALAS DO INSTITUTO PARA ATENDIMENTO À ADVOCACIA NAS SUBSEÇÕES DE BACABAL, TIMON E PEDREIRAS

A fim de buscar soluções para os problemas enfrentados pela advocacia previdenciária de Bacabal, Timon e Pedreiras, a OAB Maranhão, representada por seu presidente, Thiago Diaz, e pela presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Cacilda Martins, reuniram-se com o Gerente Executivo do INSS de São Luís, Luís Carlos Silva.

Em pauta, foi estudada a criação de salas do INSS nas Subseções de Bacabal, Timon e Pedreiras, como forma de dar celeridade e maior eficiência às atividades prestadas pelo órgão às advogadas e advogados das respectivas regiões. “Tanto em Timon quanto em Bacabal, temos sede com uma boa estrutura e salas para disponibilizar. Se precisarem de algum suporte, podemos prestar esse apoio a tudo que for preciso, seja através do espaço ou da contratação de estagiários”, explicou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Cacilda Martins, explicou que, nas Subseções onde foram instaladas as salas do INSS, o trabalho está funcionando muito bem, facilitando o dia a dia da Classe. “Em Caxias e Pinheiro, já há salas do INSS na OAB e tem gerado efeitos positivos às atividades da advocacia”, pontuou.

Na oportunidade, uma outra sugestão apresentada pela OAB Maranhão foi a criação do Balcão Virtual do INSS para a advocacia previdenciarista maranhense, por meio do qual, os advogados e advogadas serão atendidos diretamente por videochamada por um servidor do Instituto.

Por último, os representantes da Seccional da Ordem solicitaram ao gerente Executivo do INSS em São Luís, que fosse acabado com o rodízio de funcionário na Sala do INSS na capital, e que fosse disponibilizado um servidor fixo para atender a advocacia.

Todas as solicitações e sugestões feitas pela OAB serão documentadas através de ofícios. A Seccional se colocou à disposição para prestar o apoio necessário ao Instituto para a criação das salas.

Ao ouvir os requerimentos da Ordem, o Gerente Executivo do INSS de São Luís, Luís Silva, agradeceu o apoio da OAB e afirmou que levará os pleitos às agências das cidades citadas. “Essa parceria é essencial para organizarmos a logística. Caminhando juntos, conseguiremos chegar a uma solução de forma mais célere”, expressou Luís Carlos.

Desde 2018, após a assinatura da ACT com o INSS, a OAB Maranhão, através da Comissão de Direito Previdenciário, tem conquistado importantes avanços para a advocacia previdenciarista no Maranhão com destaque para implantação no INSS Digital e instalação de diversas Salas do INSS em suas Subseções.