18 Junho - 2024

OAB/MA e TJMA debatem sobre estratégias que incentivam a cultura do acordo por meio da Conciliação e Mediação

Com fins de incentivar a cultura do acordo, a OAB/MA, por meio da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem, e o Tribunal de Justiça do Maranhão vão desenvolver campanhas e ações que fortalecem a busca pela solução amigável da controvérsia.  Na reunião de alinhamento participaram, a presidente da Comissão de Conciliação e Mediação, Cássia Helena Gonçalves  e a advogada Herlinda  Vieira e o juiz Dr. Rodrigo Costa Nina.

“É a OAB/MA presente e atuante nas principais ações que impactem diretamente a sociedade. A conciliação e mediação é a solução altruísta do litígio. Considerada, atualmente, como legítimo meio alternativo da pacificação social”, afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

“É mais uma entrega da OAB/MA, por meio da Comissão de Conciliação e Mediação que facilita a vida das pessoas. No ano passado entregamos uma cartilha educativa com fins de contribuir com a amplificação do debate sobre as temáticas que envolvem conciliação e mediação à medida que se evidenciam as possibilidades práticas de utilização desses métodos”, afirmou a presidente da Comissão, Cássia Helena Gonçalves.

O coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, juiz Rodrigo Nina, ressaltou “estamos em um caminho evolutivo que não nos permite mais retrocessos. Trabalhamos para oferecer uma Justiça mais ágil à população e com amplo acesso à Justiça”, afirmou.

Na Conciliação o objetivo é o acordo, ou seja, as partes, mesmo adversárias, devem chegar a um acordo para evitar um processo judicial. Na Mediação, as partes não devem ser entendidas como adversárias e o acordo é a consequência da real comunicação entre as partes. Na conciliação, o mediador sugere, interfere, aconselha. Na mediação, o mediador facilita a comunicação, sem induzir as partes ao acordo.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.