27 Abril - 2016

OAB/MA encaminhará documento ao DNIT solicitando cópias dos contratos de recuperação e manutenção da BR 135 do km 0 ao 139

Trabalhos da duplicação foram reiniciados na última semana e estão focados entre Bacabeira e o viaduto que dá acesso a Rosário

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, reuniu-se com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte no Maranhão, Maurício Itapary. Thiago Diaz, presidente da Ordem, solicitou informações sobre os andamentos dos trabalhos de manutenção, recuperação e duplicação da BR 135. Informou também que na próxima semana, a Comissão de Trânsito,Transporte e Mobilidade Urbana, da OAB/MA visitará os trechos em obra. Outra solicitação feita pela Ordem foi com relação à cópia dos contratos fechados pelo DNIT com as empresas responsáveis pelos trabalhos.

Em fevereiro, a Comissão da OAB/MA visitou a BR 135, no trecho compreendido entre Campo de Perizes e a cidade de Bacabeira. Registraram os perigos por quais passam os motoristas e o abandono da obra, iniciada há quatro anos. Detectaram os 30 km de ameaça intensa à vida dos condutores de veículos. “A OAB/MA vai acompanhar de perto os trabalhos de manutenção e recuperação da via federal com fins de garantir a viabilidade de tráfego, resguardando a vida de todos que circulam na via”, disse Thiago Diaz.

Nos últimos três anos, cerca de 450 acidentes foram registrados, 280 pessoas ficaram feridas e 12 faleceram. A BR 135 é uma das sete rodovias federais que cortam o Maranhão e se estende de Norte a Sul do Estado. As obras de duplicação foram iniciadas em 2012 com prazo de entrega de dois anos depois. Cerca de R$ 500 milhões já foram investidos em pouco mais de 10km de duplicação. Para a conclusão dos 26 km (faltam 16km), o DNIT precisaria de aproximadamente R$ 100 milhões.

A solicitação dos contratos pela OAB/MA ao DNIT das empresas responsáveis pela recuperação e manutenção é no sentido de fiscalizar o investimento do dinheiro público. “É preciso que os órgãos fiscalizadores estejam presentes e a OAB/MA como voz da sociedade maranhense atuará de maneira incessante”, disse Thiago Diaz.