01 Outubro - 2016

OAB-MA FUNCIONARÁ EM SISTEMA DE PLANTÃO DURANTE AS ELEIÇÕES

Comissão de Defesa das Prerrogativas e Eleitoral coordenam os trabalhos com a presença de profissionais em advocacia em vários municípios maranhenses

Durante o final de semana, equipes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhense, estarão atuando nas eleições 2016. O objetivo é garantir que o cidadão exerça o direito ao voto de maneira segura e tranquila. Inúmeros advogados atuarão também nos municípios maranhenses. No domingo, dia 02 de outubro, uma equipe estará de plantão na sede da OAB-MA, no Calhau. As denúncias podem ser feitas na própria sede da Ordem ou pelo email: cidadania@oabma.org.br, pelo watzap 98 9 91 40 26 21 e pelo aplicativo do Conselho Federal da OAB (www.oab.org.br).
Os trabalhos da OAB-MA em prol de eleições propositivas e transparentes iniciaram com o lançamento da campanha de Combate ao Caixa 02, em julho na capital maranhense. A etapa seguinte foi a itinerância eleitoral percorrendo 15 cidades maranhenses instalando os Comitês e divulgando os canais de denúncias à comunidade. No total, cerca de 17 denúncias foram encaminhadas pela  Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MA para o Ministério Público Estadual.
Para o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, a campanha de Combate ao Caixa 02 teve uma receptividade enorme pela sociedade. “O cidadão está exausto de escândalos, de baixarias e corrupção durante o processo eleitoral; de mentiras, meias verdades, ofensas pessoais. Essencial é a construção de um cenário eleitoral democrático, realmente igualitário, ético, responsável, comprometido com as ideias inovadoras e projetos possíveis”, enfatizou.
 A OAB-MA repudia todos os atos ilícitos que desestabilizam o nosso sistema político eleitoral, voltando a reafirmar pela defesa de que prevaleça o máximo de lisura nas eleições. A consciência dos eleitores no momento de escolher representantes é fundamental para que sejam preservadas a probidade e a ética na política brasileira, para todas as esferas de governo e em relação a todos os Poderes. O voto não tem preço, tem consequência! É preciso acabar de uma vez por todas com o que exista de mais nefasto na política e no sistema eleitoral brasileiro.