02 Abril - 2016

OAB/MA homenageia equipe do Corpo de Bombeiros do Maranhão

A seccional maranhense reconheceu os esforços das equipes envolvidas nos trabalhos de busca do acidente com o ultraleve que vitimou dois advogados

Uma tarde de homenagens e reconhecimento por parte da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional maranhense, ao Corpo de Bombeiros do Maranhão pela dedicação, profissionalismo e excelência nos trabalhos que envolveram a busca pelos passageiros do ultraleve, desaparecido desde o dia 09 de fevereiro.

O CBMA coordenou, em terra e mar, os trabalhos de busca na tentativa de encontrar as vítimas ainda com vida. No dia 13 de fevereiro encontrou o corpo do advogado Júlio César de Moraes e até hoje continuam em estado de alerta para eventuais indicativos que levem aos destroços da aeronave e ao corpo do advogado José do Vale Filho.

Participaram da mesa dos trabalhos; o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, o vice-presidente, Pedro Augusto Souza de Alencar, o Conselheiro Federal da OAB, Luis Guterres Filho, o secretário de Segurança do Estado do MA, Jeferson Portela, o comandante do CBMA, coronel Célio Roberto Araújo, o coronel Ismael de Sousa Fonseca, da Polícia Militar do Maranhão, o representante do Clube de Avaliação de Ultraleve (CAVU), comandante Antônio Joaquim Carvalho Guimarães, os advogados Sérgio Aranha, Marinel Dutra, Gustavo Mamede, integrantes da comissão da OAB que acompanharam as atividades de busca e o membro honorário vitalício da OAB/MA, Raimundo Marques.

Inicialmente, o CBMA, por meio do tenente-coronel Wibirajá Figueiredo, apresentou um relatório dos trabalhos realizados e a conclusão dos mesmos. O oficial relatou as dificuldades encontradas pela equipe e a estrutura que integrou a operação. Ressaltou também que o CBMA mantém-se vigilante e qualquer indicio de destroços do ultraleve, equipes serão deslocadas para checagem no local.   “Nossa família reconhece o esforço, o comprometimento e a dedicação dos homens e mulheres do CBMA que atuaram no resgate. Sabemos que o possível e o impossível foram realizados em condições tão inóspitas e seremos sempre gratos por isso”, enfatizou  Raimundo Marques, membro honorário vitalício da OAB/MA e sogro do advogado José do Vale Filho.

O presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, enfatizou como a Ordem estava satisfeita em receber, no seu auditório, profissionais tão nobres e importantes para o bem estar e segurança dos maranhenses. Disse também que aquela homenagem se originava não somente por parte dos advogados, mas de uma maneira geral da sociedade. “Como representantes dos cidadãos, sintam-se homenageados e respeitados por todos nós”.

A homenagem foi proposta pela OAB/MA por meio da Comissão da Ordem, organizada para acompanhar os trabalhos de busca. Participaram do grupo os advogados Sérgio Aranha, Marinel Dutra, Gustavo Mamede, Walney Oliveira e Francisco Moura dos Santos. “Estamos orgulhosos de termos em nosso Estado, profissionais tão competentes e dedicados”, disse Sérgio Aranha em seu discurso.

O Secretário de Segurança Pública Jeferson Portela agradeceu pela homenagem e ressaltou os esforços contínuos em aparelhar instituição tão importante como o Corpo de Bombeiros do Maranhão e também na atualização profissional dos mesmos por meios dos cursos de qualificação. O comandante geral do CBMA, Célio Roberto Araújo, agradeceu pela homenagem da OAB/MA e destacou o comprometimento de cada integrante da corporação.

Entenda o caso:

O Ultraleve PU-VCL desapareceu desde o dia 9 de fevereiro. Dois advogados estavam na aeronave; o piloto José do Vale Filho, que ainda não foi localizado e Júlio César de Moraes, encontrado no dia 13 de fevereiro. As buscas inicialmente foram coordenadas pela FAB com o apoio do CBMA, Capitania dos Portos do Maranhão, Grupo Tático Aéreo, além de vários voluntários de grupos de Jet-ski e Trilha. Após o mapeamento aéreo, o CBMA conduziu os trabalhos em terra e mar. Foram empregados efetivos dos batalhões de Busca e Salvamento (BBS), Marítimo (BBMar) e Ambiental (BBA). Foram destacados oficiais e praças do CBMA, além do trem de socorro, com cinco viaturas, uma ambulância para atendimento, um carro de resgate, botes, três jet-skis e equipamentos de busca e salvamento. Além disso, uma aeronave particular foi cedida para auxiliar nas buscas. No local, foi instalado um posto-base no Povoado Coqueiro, de onde saíram às diretrizes das ações. Os trabalhos não foram definitivamente encerrados, qualquer indicio do ultraleve, as equipes retornam imediatamente para as atividades de busca.