09 Maio - 2016

OAB-MA HOMENAGEIA MÃES DA COMUNIDADE ITAQUI-BACANGA COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS

Comissão da Mulher e da Advogada da OAB-MA realizou na tarde de sábado (7/05) rodas de conversas sobre Direitos da Saúde da Mulher

Em homenagem às mães, a Comissão da Mulher e da Advogada da OAB-MA realizou, no Clube de Mães do Anjo da Guarda no último sábado, rodas de conversas sobre Direitos da Saúde da Mulher com moradoras da área Itaqui-Bacanga. A ação faz parte do Projeto “Compartilhando Direitos”, idealizada pela Comissão da Mulher e da Advogada da OAB-MA que tem como objetivo levar às mulheres de diversos bairros de São Luís informações sobre os seus direitos em várias áreas do conhecimento para que estas possam exigir que sejam cumpridos na prática. Na ocasião, as advogadas Alba Valéria Oliveira e Jesus Reis abordaram a Lei nº 11.108/2005, também chamada de Lei do Acompanhante no Parto.

O encontro com as moradoras da área Itaqui-Bacanga também teve como objetivo ouvir a comunidade sobre problemas relacionados ao acompanhamento de pré-natal nas unidades de saúde da área. A ação foi encerrada com um lanche coletivo. “Achei muito interessante saber sobre essa lei do acompanhante, é um direito que muitos desrespeitam! Esse trabalho de conscientização feito hoje aqui é importante pra gente pesquisar sobre a lei e passar esse conhecimento para amigas e parentes”, elogiou a estudante de Serviço Social e agente administrativa, Lucilene dos Santos Costa, moradora do Anjo da Guarda.

Para a presidente em exercício da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB-MA, Vívian Bauer, compartilhar com as mulheres da área Itaqui-Bacanga conhecimentos sobre os seus direitos é uma forma bastante útil de presenteá-las por ocasião do Dia das Mães.

Manhã dedicada às mães da comunidade do Jaracaty

No sábado pela manhã, o Movimento Empreender Mulher MEM-MA, em parceria com a Comissão da Mulher e da Advogada da OAB-MA e com o Projeto Casa (Crianças Acolhidas e Salvas pelo Amor), homenageou mães da comunidade do Jaracaty de uma forma diferente: presenteando-as com conhecimento.

A 1ª Ação Social do MEM-MA, com o tema "Empreendedorismo a serviço do empoderamento feminino", além de proporcionar às mães uma manhã especial de lazer e congraçamento, teve como objetivos sensibilizá-las para o empreendedorismo e capacitá-las para a busca na solução de problemas que atingem as mulheres de uma forma geral. Entre eles, a desigualdade social nos âmbitos familiar e profissional e a violência doméstica.

A advogada, Conselheira Estadual da OAB-MA e Secretária da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB-MA, Dra. Nereida Cristina Dutra Batalha, levou às mulheres conhecimento sobre o respeito e a igualdade de tratamentos (gênero) por meio da palestra “A valorização da mulher, um direito indiscutível - Empoderamento econômico da mulher e seus reflexos sociais e profissionais”. Em seguida, a advogada, professora, instrutora de segurança e especialista em Ciências Penais (UFBA), Criminologia (PUC-MG) e Mediação de Conflitos e Direitos Humanos e, doutoranda em Direito Penal (UNLZ), Dra. Maria de Ribamar tratou das situações de violência doméstica, como identificar essas situações e onde denunciar casos de violência por meio da palestra, “Valorização da mulher como instrumento de combate à violência doméstica”.

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.