05 Dezembro - 2013

OAB/MA implanta Sistema de Gestão Documental

Documentos tramitarão com maior celeridade e passarão a contar com número único, facilitando a consulta

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão acaba de implantar o Sistema de Gestão Documental (SGD), que interliga a entidade maranhense ao Conselho Federal e às demais seccionais. Com o SGD os documentos, a partir de agora, terão uma maior celeridade e controle, pois contarão com um número único que permitirá uma consulta mais rápida.

A implantação na OAB-MA foi uma solicitação do presidente Mário Macieira. O sistema foi implantado pelo analista de sistema do Conselho Federal, Watson Odilon, responsável, ainda, pelo treinamento dos funcionários, ocorrido na última sexta-feira, 29. De acordo com Watson, a subseção de Imperatriz também já aderiu ao sistema, tornando-se assim a primeira subseção do Brasil a utilizar o SGD.

“O grande ganho será a celeridade e a diminuição na perda de processos, pois o documento sairá da subseção com um número e chegará no Conselho Federal com o mesmo número. Esta é apenas a primeira etapa, a próxima será a digitalização processual", enfatizou Watson.

De acordo com o analista, um dos grandes beneficiados será o Tribunal de Ética e Disciplina (TED), pois terá um maior controle dos processos distribuídos aos relatores, além da geração de pautas e produção de documentos. Além do Conselho Federal, São Luis e Imperatriz, estados como o Acre, Amazonas, Roraima e Mato Grosso do Sul também já estão utilizando o SGD.