12 Agosto - 2010

OAB/MA inaugura Salas de Advogados do Fórum do Trabalho e da Justiça Federal

A Diretoria da OAB/MA realizou, durante a manhã desta quinta-feira (12/08) uma sequência de reinaugurações de Salas dos Advogados. No início do dia, Mário Macieira e Valéria Lauande, presidente e vice-presidente da Ordem, respectivamente, estiveram no Fórum do Trabalho Astolfo Serra para um café da manhã e reabertura de mais uma sala.

Na oportunidade do evento, o presidente Mário Macieira agradeceu a todos os presentes, em especial à Comissão de Jovens Advogados, à Comissão de Eventos e Comunicação Estratégica, ao Tribunal de Ética e Disciplina, à Tesouraria, à Caixa de Assistência dos Advogados e a todos que têm acompanhado as atividades desenvolvidas durante essa semana, incluindo os demais presidentes de Comissões.

Valéria Lauande destacou que “esse é um compromisso que assumimos por melhores condições de trabalho para os advogados, com ferramentas atualizadas e vinculadas à Internet. Embora seja uma reforma singela, como costumo dizer, ela garante o melhor acesso à informação, que é o padrão que buscamos para os nossos profissionais”.

Importância do investimento - O advogado André Gomes de Sá considera a Sala dos Advogados um espaço prático e necessário: “Gostei da nova organização. Os móveis estão bem dispostos – o que provoca uma maior interação entre os colegas de profissão, com cadeiras e mesa para reunião -, a bancada está bem localizada e o ambiente ficou mais confortável”, justificou o elogio.

Já o advogado Marcos Fábio de Alencar ressaltou que a pesquisa de processos, a elaboração e envio de petições, por exemplo, ficaram mais rápidas: “Não precisamos mais ir e voltar para os nossos escritórios para resolver pendência que requerem agilidade. Aqui podemos resolver tudo sem transtornos”.

O final da manhã foi marcado pela visita ao Fórum de Justiça. Por volta das 10h30, membros da OAB/MA encontraram-se com representantes do órgão; dentre eles, o diretor do Fórum, o juiz federal José Carlos Madeira.

Madeira foi otimista ao avaliar as propostas desenvolvidas pela presidência da OAB/MA para dispor aos advogados do estado instrumentos que facilitem o livre exercício de quem trabalha no setor jurídico. “Todos estamos na mesma trincheira, empenhados em fortalecer a relação com os advogados e promover a suas ações”.

O presidente da Comissão de Sociedades de Advogados, Marco Lara, pediu a fala e declarou que milita desde 1999, em tribunais e fóruns. Ele enfatizou as dificuldades estruturais que enfrentou ao longo dos anos: “A burocracia era grande para tirarmos uma simples xerox de documento. Sem falar nos altos valores desembolsados para contratarmos cada serviço exigido em nossa rotina de trabalho. Com o aprimoramento das Salas dos Advogados é possível que se desempenhe uma atividade com ganho de tempo a custos pífios”, concluiu.