05 Julho - 2016

OAB-MA LANÇA COMITÊ DE COMBATE AO CAIXA 2 NO MARANHÃO

Com a presença do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia, de membros do poder judiciário, de várias entidades de classe e de representantes da sociedade civil organizada, a OAB Maranhão, na figura de seu presidente, Thiago Diaz, lançou na noite desta terça-feira, 05, a campanha de Combate ao Caixa 2 nas eleições municipais deste ano no Maranhão.

“Precisamos acabar de uma vez por todas com esta excrecência na política brasileira e no sistema eleitoral brasileiro. Nós que combatemos com tanta veemência as doações de campanha, as campanhas milionárias e hollywoodianas, iremos lutar contra o famigerado Caixa 2 e contra todos os ilícitos que afligem o nosso sistema político eleitoral, para que tenhamos o máximo de lisura nas eleições deste ano em nosso Estado”, disse Thiago Diaz, presidente da OAB-MA.

Para o presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia esta campanha é fundamental. “O Brasil vive uma crise ética e moral sem precedentes e o que precisamos é exatamente de momentos iguais a este, que é a união da sociedade civil organizada.”, afirmou Lamachia.  Ele destacou ainda a importância da sociedade neste ato. “Estamos lançando hoje mais um comitê de Combate ao Caixa 2, que necessita da participação da sociedade. Por isso, a OAB está usando toda a sua capilaridade por meio das suas mais de mil subseções e seccionais no país para lançar os comitês e se colocar à disposição da população”, frisou ele.

No Maranhão, serão instalados 15 comitês pela OAB-MA que atuarão diretamente no pleito deste ano recebendo denúncias por meio de um telefone 0800, pelo whatsapp e também online, no site da Seccional Maranhense. Com esta medida, a OAB-MA por meio dos seus Comitês de Combate ao Caixa 2, dará uma importante contribuição para a sociedade maranhense nas eleições deste ano na medida em que fiscalizará os gastos de campanhas dos políticos, e contribuirá assim para eleições éticas e mais igualitária.

O comitê de combate ao Caixa 2 é fruto da parceria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).