18 Outubro - 2013

OAB/MA orienta advogados sobre atualização cadastral e Boletim Informativo

Mesmo procedimento deve ser adotado para ter acesso aos outros serviços disponíveis no site da Seccional

Advogados e advogadas regularmente inscritos na OAB/MA e interessados em receber o Boletim Informativo (newsletter) devem estar atentos para a necessidade de atualização cadastral e de prévio cadastro (autorização) que podem ser feitas diretamente no site da Seccional Maranhense (www.oabma.org.br).

Além de fazer a atualização cadastral e de passar a receber o Boletim informativo da OAB/MA, o advogado também deve adotar o mesmo procedimento para ter acesso aos outros serviços disponíveis no site da Seccional, tais como banco de currículos, banco de anúncios, consulta a processos, PROJUDI, Diário Liber, solicitação de carteira, Certificado Digital, Cadastro Nacional dos Advogados e outros.

Segundo o diretor tesoureiro da OAB/MA, Marco Antônio Coelho Lara, para atualização cadastral o interessado deve clicar no item “Atualização cadastral” disponível no campo “Serviços On-line”, ambos destacados na página principal do sítio da OAB, confirmando em seguida o seu CPF, seu número de inscrição (sem necessidade de letras) e sua data de nascimento. Se no momento da atualização cadastral, o advogado não souber ou lhe for informado que o CEP está incorreto, deverá ele então acessar o site da Empresa Brasileira de Correios (www.buscacep.correios.com.br) e fazer uma busca pelo CEP correto do seu endereço profissional e/ou residencial. Vale lembrar que o Estado do Maranhão há poucos anos passou por uma ampla reformulação desse Código de Endereçamento Postal, devendo os interessados ficar atentos a essas mudanças. Com a informação correta da CEP, serão automaticamente preenchidos campos como cidade, bairro e logradouro, devendo o advogado preencher apenas os complementos (número, quadra, apartamento, etc.) nos compôs próprios.

E para passar a receber o informativo on-line, os interessados devem acessar o link do serviço localizado no rodapé da página eletrônica inicial da entidade, preenchendo nome e endereço de e-mail no campo “Receba nosso informativo”.

Ressalta o diretor tesoureiro que para passar a receber o Boletim Informativo o advogado deve necessariamente se cadastrar nesse campo do site da OAB/MA (“Receba nosso informativo”), procedimento distinto da simples atualização cadastral. “Alguns colegas acreditam que pelo fato de terem atualizado o seu cadastro no site da OAB, informando seu e-mail, já vão receber o informativo on-line, o que não é verdadeiro. Além da atualização cadastral, necessária para receber o informativo impresso e demais comunicações de interesse do advogado, para passar a receber o Informativo On-Line é preciso que o interessado também autorize a sua remessa, preenchendo apenas nome e e-mail no campo ‘Receba nosso informativo’, disponível no rodapé da página da OAB-MA na internet. Isto se explica pela necessidade de prévio consentimento do advogado. Sem a permissão do interessado (que se dá com esse procedimento), a entidade não lhe envia a newsletter”, explica Marco Lara.

Foto: arquivo