30 Abril - 2014

OAB/MA participa do Ação Global Mulheres do Sesi

Comissões de Direito Previdenciário, Orientação Jurídica às Comunidades e Jovens Advogados prestaram atendimento durante o evento

A OAB/MA, por meio das Comissões de Direito Previdenciário, Orientação Jurídica às Comunidades e Jovens Advogados (CJA), participou do Projeto Ação Global 2014, realizado no último sábado, 26, no campus da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. No local, advogados voluntários realizaram quase 100 atendimentos à população presente no evento, que foram em busca de orientação jurídica para questões como Direito de Família, Previdenciário e Consumidor.

O projeto Ação Global é realizado pela Rede Globo e suas afiliadas, em parceria com o Sesi, este ano, sua 21ª edição foi voltado para as mulheres, assim como a anterior. Além da orientação jurídica prestada pelos advogados voluntários das três comissões da OAB/MA, também serão oferecidos serviços nas áreas de saúde, beleza, esporte e lazer.

A atuação dos advogados voluntários foi dividida em dois grupos: no horário matutino com integrantes da Comissão de Jovens Advogados e da Comissão de Direito Previdenciário e no horário vespertino, com a participação de membros da Orientação Jurídica às Comunidades. “Estamos considerando essa a nossa maior participação em projetos como o Ação Global. Só pela manhã, realizamos mais de 50 atendimentos”, destacou o vice-presidente da CJA, Thalys Hermes.

Para os casos que necessitaram de judicialização de processos, os advogados voluntários indicaram a Defensoria Pública e os escritórios-escola das Faculdades de Direito, uma vez que o Código de Ética e Disciplina da OAB torna defeso aos voluntários a captação de clientela em Ações Sociais.

Trote Social

No sábado, 26, membros da Comissão de Jovens Advogados também participaram da iniciativa “Trote Social”, com a entrega de doações de mais de 60 itens de higiene e limpeza arrecadados durante a programação de boas-vindas aos novos advogados aprovados no último Exame de Ordem à direção das Obras Sociais Frei Antônio Sinibaldi, no bairro do São Francisco.

O Trote Social é uma iniciativa da OAB/MA, por meio das Comissões de Jovens Advogados em parceria com a Comissão de Responsabilidade Social da Advocacia. O objetivo é fazer com que jovens advogados, além da integração com os colegas de profissão, sejam voluntários em ações sociais que beneficiem a sociedade.

Fotos: Handson Chagas