12 Setembro - 2016

OAB-MA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO DO TJ-MA

Instituições criam rede de prevenção ao suicídio no Maranhão

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, (OAB-MA), Thiago Diaz, participou na manhã de hoje, 12, do lançamento da Campanha Setembro Amarelo do poder Judiciário que marcou a abertura da 1ª Semana de Prevenção ao Suicídio.

Na oportunidade, diversas instituições participaram do ato de abertura da campanha onde foi criada uma rede solidária de trabalho de prevenção ao suicídio que dentre outros objetivos busca trabalhar ações de capacitação e aperfeiçoamento de agentes públicos, administradores e servidores públicos, mediante a realização de atividades acadêmicas, de assistência humanitária e de educação geral.

“É muito importante para a OAB Maranhão está presente neste ato. Tendo em vista, que esta é uma campanha que busca conscientizar a todos sobre a prevenção do suicídio. Juntos buscaremos coletivas formas de combater e prevenir este mal”, afirmou Thiago Diaz, presidente da OAB-MA.

Assinaram o documento, além do Tribunal de Justiça (TJMA), Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), a Procuradoria Geral do Estado, a Associação dos Magistrados do Maranhão, a Defensoria Pública do Estado, a Seccional da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB-MA), a Associação Maranhense de Psiquiatria, o Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, a Secretaria Municipal de Saúde e os Conselhos Regionais de Medicina, Psicologia e Serviço Social.

Pelo Protocolo de Intenções – assinado no Gabinete da Presidência do TJMA, abrindo oficialmente a 1ª Semana de Prevenção ao Suicídio, integrante da campanha “Setembro Amarelo” – a operacionalização da iniciativa ocorrerá mediante prévio e adequado instrumento jurídico firmado entre as instituições parceiras. Os agentes indicados pelos órgãos para a execução das atividades continuarão vinculados aos seus órgãos de origem.

Participaram da solenidade de assinatura as desembargadoras Maria das Graças Mendes Duarte (presidente em exercício do TJMA), Anildes Cruz (corregedora-geral da Justiça), os desembargadores Jamil Gedeon (diretor da Esmam), Jorge Rachid, Lourival Serejo (presidente do Tribunal Eleitoral do Maranhão), o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, o presidente da AMMA, juiz Marcelo Moreira, a promotora de Justiça Glória Mafra, o defensor-público-geral, Werther de Moraes Lima Júnior, o secretário de Saúde do Estado, representando o governador Flávio Dino, Carlos Eduardo de Oliveira Lula, o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, a secretária de Estado de Infância e Juventude, Tatiana Pereira, o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Abdon Murad, secretária-adjunta de Saúde de São Luís, Silvia Leite, os juízes José Américo Abreu Costa, Nelson Moraes Rêgo, Isabella Lago (diretora-geral do TJMA), Julio Prazeres (auxiliar da Presidência), entre outras autoridades.