31 Agosto - 2016

OAB-MA PRESENTE NA REUNIÃO DA CAMPANHA NACIONAL DE VALORIZAÇÃO DA ADVOCACIA

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB-MA) realizou um importante trabalho para a advocacia maranhense e nacional durante sua participação no Colégio de Presidentes da OAB, realizado no início desta semana, em Brasília. Formada pelos representantes da Comissão de Acompanhamento dos Juizados Especiais (CAJE), do conselheiro federal Luís Augusto Guterres, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMA), Diego Sá, e do presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, a comitiva da OAB-MA atuou em várias frentes na defesa dos interesses da classe e também na participação de reuniões importantes.

Dentre as ações e proposições das quais a OAB-MA se fez presente, vale destacar a participação do presidente Thiago Diaz na reunião da Comissão Nacional da Campanha de Valorização da Advocacia, realizada no último dia 29, em Brasília. Na oportunidade, os membros da Comissão Nacional da Campanha apresentaram os levantamentos iniciais e sugestões de ações para a valorização da classe a serem implementadas pelo Conselho Federal e pelas Seccionais. Thiago Diaz frisou que "além da questão dos honorários, a campanha deverá ter ações que combatam fortemente as violações às prerrogativas, restaurando em sua plenitude o respeito pelo profissional da advocacia".

Nesse mesmo dia, já acompanhado do Conselheiro Federal Luís Augusto Guterres e do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), Diego Sá, o presidente da OAB-MA participou de mais duas importantes atividades na capital federal. Primeiramente na inauguração do novo plenário da seccional da OAB no Distrito Federal e logo depois da reunião do Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA). Lamachia afirmou que o FIDA poderá ajudar os projetos de modernização de todas as seccionais da Ordem. Ele defendeu ainda que o FIDA pode contribuir para a integração de todo o sistema OAB. “Tenho a convicção de que o FIDA é fundamental exatamente para essa integração entre Ordens, Caixas, ESAs: o Sistema OAB. Quero reiterar aqui que temos todos que caminhar unidos dentro de um projeto de gestão que é coletivo”, disse Lamachia.

Mais cedo, a comitiva da OAB Maranhão consolidou uma importante ação em prol da valorização da advocacia nacional. Em reunião realizada com o presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, foi oficializado pelo presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, o pedido para a criação da Comissão Nacional dos Juizados Especiais. O presidente Lamachia se comprometeu com a criação da comissão destacando a excelente iniciativa da Seccional Maranhense em requerer a criação da Comissão Nacional e firmando compromisso com essa relevante causa da advocacia. A criação da Comissão Nacional dos Juizados Especiais, foi acompanhado de abaixo assinado contra a insegurança jurídica causada pelos julgados da Turma Recursal e Estudo de Julgados da Turma Recursal no primeiro trimestre de 2016, além de um minucioso levantamento sobre as decisões envolvendo danos morais na turma Recursal do Estado do Maranhão, elaborado pela CAJE.

“É muito importante a criação de uma comissão para elaborar uma política nacional da advocacia para os juizados, pautando os temas relevantes para a classe, tais como a aplicação do novo CPC nos Juizados Especiais e o indispensável acompanhamento, por parte da comissão, dos enunciados do FONAJE (Fórum Nacional dos Juízes Estaduais), defendendo os interesses do advogado e da sociedade”, defendeu Thiago Diaz.

Assim a OAB Maranhão encerra o mês de agosto com relevantes atividades junto ao Conselho Federal que beneficiam a advocacia maranhense e também evidenciam a cada mês os passos de uma gestão voltada para o fortalecimento da OAB-MA no cenário nacional.