15 Março - 2017

OAB-MA PRESENTE NO ATO “POR UMA PROPOSTA JUSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA”

Atividade organizada pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB) contou com presidentes de várias seccionais da Ordem, além do apoio de mais de 160 instituições da sociedade civil organizada.

A Seccional Maranhense da OAB esteve presente no o ato “Por uma Proposta Justa de Reforma da Previdência – Não à PEC 287/2016”. O presidente Thiago Diaz, o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-MA, Flávio Samuel Santos Pinto, o presidente da Comissão Previdenciária da Subseção de Imperatriz, Marco Antônio Ribeiro e outros integrantes da OAB-MA representaram o Estado nessa atividade organizada pela OAB Nacional. Após o ato, que aconteceu na sede do Conselho, a diretoria da Ordem bem como seus demais representantes presentes e aqueles que representaram as entidades parceiras foram à Câmara dos Deputados entregar o manifesto elaborado pela Ordem e seus parceiros ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao relator da PEC 287, Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), e ao presidente da comissão especial que analisa a reforma da Previdência, Carlos Marun (PMDB-MS).

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, fez duras críticas ao texto da Proposta de Emenda à Constituição 287/2016 na abertura do ato “Por uma proposta justa de reforma da previdência”. Lamachia contestou o argumento usado pelo governo de que a previdência é deficitária e que por isso a reforma é necessária nos moldes propostos. “Todos queremos ver a caixa preta da previdência aberta. Queremos desmistificar esta ideia de que há déficit na Previdência. Vamos provar e demonstrar que a Previdência é sim superavitária e, portanto, precisamos exigir do governo para que haja a abertura das contas para que de forma transparente todos nós possamos saber exatamente quais são os números e porque estão querendo nos impingir este verdadeiro retrocesso com esta PEC 287”, declarou Lamachia.

O presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, enfatizou que as alterações propostas trazem em seu bojo um retrocesso inadmissível e que as sociedades maranhense e brasileira não podem aceitar. “É um absurdo o trabalhador seja forçado a trabalhar 49 anos para alcançar a aposentadoria ou então alcançar a idade mínima de 65 anos, os parlamentares não levaram em conta a diversidade geográfica, as dificuldades encontradas pela população no acesso à saúde, sabemos que em muitas regiões, a expectativa de vida não chega a essa idade”, explicou.

O presidente nacional da Comissão Especial de Direito Previdenciário, Chico Couto, reforçou as críticas e destacou a necessidade de pressão sobre os congressistas. “O sentimento de todos aqui é o mesmo em relação a essa PEC 287. Todos sabemos o que se passa. O importante agora é irmos ao Congresso. Todo tempo que passa é tempo perdido”, disse ele.

Pelo Maranhão, a Comissão de Direito Previdenciário esteve representada pelo presidente, Flávio Samuel Pinto, e integrantes da comissão que participaram também do ato. Para Flávio, é inaceitável que o cidadão tenha que pagar por uma aposentadoria que nunca receberá, pois, as condições apresentadas são inviáveis, desabafou.

Presente ao ato, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) apoiou a iniciativa da OAB e destacou que o ato aproxima a Ordem com os anseios da sociedade. “A OAB representa a sociedade brasileira. Representa e resgata a nossa cidadania. Realmente essa movimentação é necessária porque o governo tem uma maioria avassaladora, folgada, muitos deles de forma certamente duvidosa. Mas iremos mostrar a esses deputados que não se pode votar contra o povo. O povo está com a OAB e chega dessa reforma”, afirmou o parlamentar.

Após o ato, a diretoria da OAB, bem como seus demais representantes presentes e aqueles que representaram as entidades parceiras foram à Câmara dos Deputados entregar o manifesto elaborado pela Ordem e seus parceiros ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao relator da PEC 287, Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), e ao presidente da comissão especial que analisa a reforma da Previdência, Carlos Marun (PMDB-MS).