19 Junho - 2024

OAB/MA PRESTIGIA ENTREGA DA MEDALHA MANUEL BECKMAN AO EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA E ESCRITOR JOSÉ SARNEY

“Uma grande personalidade política, um dos maiores estadistas e escritores. Um maranhense dono de uma trajetória vitoriosa, de dedicação ao Maranhão e ao povo maranhense” foram as palavras do presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva ao falar sobre a homenagem ao ex-presidente da República e escritor José Sarney. Ele recebeu da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) a mais alta honraria do Poder Legislativo Estadual: a “Manuel Beckman”. A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 19 de junho, no Plenário Nagib Haickel.

A proposição foi feita pelo deputado Roberto Costa (MDB), que ressaltou a influência de Sarney para a história política e literária do Brasil. A presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), também enfatizou a importância do ex-presidente para o estado e para o país “José Sarney tem uma história e um legado reconhecidos no mundo todo”.

A homenagem a Sarney também contará com a exposição “Hoje é Dia de… José Sarney”, organizada em parceria com a Fundação da Memória Republicana. A mostra, que ficará instalada no hall de entrada do Plenário Nagib Haickel, apresentará painéis com capas de obras essenciais do autor, trechos desses títulos e críticas recebidas ao longo dos anos.

Renovação da Carteira da OAB/MA

Uma trajetória reconhecida e respeitada por várias instituições. A OAB/MA, em respeito e valorização à história do Ex-presidente da República, José Sarney,  realizou em 2021 a Solenidade Especial de Compromisso para renovar a carteira de advogado do ex-presidente da República que, atualmente, é o segundo advogado mais antigo da Ordem Maranhense. Na ocasião, foi devolvida a carteira de nº 279 da Seccional, entregue pela primeira vez ao presidente em 22 de fevereiro de 1959.

Sarney recebeu o documento das mãos do então presidente atual da OAB/MA, Thiago Diaz, hoje Conselheiro Federal e Coordenador de Comunicação do CFOAB, e do então diretor-tesoureiro e, hoje, presidente da Ordem, Kaio Saraiva.

Sobre José Sarney

José Sarney é autor de 120 obras, incluindo títulos como “Norte das Águas” (1969), “Marimbondos de Fogo” (1978), “O Dono do Mar” (1995), “Saraminda” (2000) e “A Duquesa Vale uma Missa” (2007). Além de sua vasta produção literária, Sarney teve uma carreira política notável, ocupando os cargos de deputado federal, governador do Maranhão, vice-presidente da República, presidente da República e senador.

José Sarney de Araújo Costa nasceu em Pinheiro (MA), em 24 de abril de 1930. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Maranhão em 1953, mesmo ano em que ingressou na Academia Maranhense de Letras. Entrou para a política em 1954 e, ao longo de sua carreira, ocupou cargos de destaque como deputado federal, governador, senador e presidente da República.

Na política, Sarney foi um dos fundadores do Partido Democrático Social (PDS) e integrou a Frente Liberal, que o lançou como vice-presidente na chapa de Tancredo Neves em 1984. Com a morte de Tancredo, Sarney assumiu a presidência em 1985. Além de sua atuação política, Sarney foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1980.