07 Maio - 2016

OAB/MA QUER PRIORIDADE NAS SUSTENTAÇÕES ORAIS PARA ADVOGADAS GESTANTES E A CONSTRUÇÃO DE FRALDÁRIOS NOS FÓRUNS

Solicitações foram protocoladas no TJMA na última sexa-feira, 06

Mais do que uma promessa de campanha cumprida, a nova gestão da OAB/MA deu uma demonstração clara de sua preocupação e carinho às mães advogadas, ao protocolar no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) duas importantes solicitações para beneficiá-las.

A OAB/MA solicitou a prioridade às sustentações orais das advogadas gestantes em relação a qualquer outro pedido e a construção de fraldários (banheiros familiares) nos fóruns do Poder Judiciário Estadual.

Os pedidos foram protocolados na última sexta-feira, 06, pelo presidente da OAB/MA, Tiago Diaz, acompanhado de uma comitiva de advogadas, entre elas, a tesoureira da Ordem, Deborah Cartágenes, a secretária geral-adjunta, Alice Maria Salmito Cavalcanti, e a vice-presidente da Comissão da Mulher e da Advogada. Vivian Bauer. Na ocasião, Thiago Diaz e a comitiva foram recebidos pelo presidente do TJMA, o desembargador Cleones Cunha, que se prontificou em atender aos pedidos e ainda sugeriu a criação de espaços lúdicos.

A OAB/MA entende e reconhece a necessidade da criação de mecanismos para atender e facilitar o dia a dia das profissionais e mães que atuam na advocacia maranhense.

Com relação à construção de fraldários, o pedido da OAB/MA, por meio do ofício nº 057-2016, recomenda a inserção destes espaços físicos nos projetos de construção e reformas dos fóruns, dando preferência às principais comarcas. Os fraldários são ambientes próprios para a higiene das crianças e estão presentes em diversos lugares públicos. Atendem, assim, às necessidades das mães, com o devido conforto, segurança e privacidade.

Tal iniciativa, não se constituiu por acaso. Surgiu de uma série de relatos feitos à Tiago Diaz, em 2015, durante o período eleitoral. Várias advogadas relataram sobre a dificuldade encontrada com a falta de fraldário nos fóruns. “A OAB/MA está sensível a essas causas que envolvem a mulher advogada e que impactam no seu dia a dia. A Ordem continuará a implantar projetos que atendam às necessidades e valorizem não somente as mulheres, mas todos os advogados do Maranhão”, afirma Thiago Diaz.