10 Janeiro - 2016

OAB/MA realiza ato de repúdio em Bacabal

Ação contou com participação de advogados atuantes na região

 

 “O totalitarismo não calou a Ordem na época da Ditadura Militar, não será uma única arma apontada que nos ameaçará! A OAB sai fortalecida desse ato ocorrido em Bacabal”. As palavras são do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Thiago Diaz, no ato de repúdio realizado ontem em Bacabal com a participação da categoria atuante na região.

 

A comitiva da OAB/MA, após reunião em São Luís com o corregedor da Polícia Militar, coronel Heron Santos, esteve em Bacabal para apurar as denúncias e tomar as providências necessárias ao caso. Em Bacabal O ato de repúdio ocorreu durante solenidade, realizada no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) onde estiveram presentes o presidente da OAB Seccional Maranhão Thiago Diaz; o vice-presidente, Pedro Augusto Souza de Alencar, que também é presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/MA; advogado que sofreu a agressão Juscelino Farias Mendes, a presidente da Subseção de Bacabal, Dra Marlucia Viana. Também participaram da solenidade a diretora tesoureira da OAB-MA Deborah Cartágenes, o conselheiro estadual Flávio Henrique Matos, representando os conselheiros estaduais e os conselheiros federais eleitos Charles Dias e Luis Guterres, além de advogados do município de Bacabal.

 

Em Bacabal, no ato de repúdio realizado, várias outras denúncias foram feitas pelos advogados maranhenses atuantes na região. De acordo com o vice-presidente, Pedro Augusto Souza de Alencar, que também é presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/MA, a Ordem designará um advogado para acompanhar os processos administrativo e penal, e as investigações para garantir a imparcialidade na apuração dos fatos, além de todo o apoio, inclusive psicológico,  ao advogado Juscelino Mendes. Durante o ato de repúdio realizado, várias outras denúncias foram feitas pelos advogados maranhenses atuantes na região. De acordo com a Dra Marlucia Viana, presidente da Subseção, “Infelizmente é uma rotina o desrespeito ao profissional. Vários advogados são constrangidos por policiais militares e representantes de outras instituições. Nós, garantimos a segurança da sociedade, precisamos ser respeitados”, enfatizou.

 

O presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, ressaltou que a “Ordem está atenta e vigilante, em todo o Maranhão, com todo ato denunciado  que desrespeite as prerrogativas do advogado, essa é a nova postura de Ordem, atuante e incansável na defesa dos advogados”, complementou. Com relação à Comissão de Defesa das Prerrogativas, a nova gestão da OAB/MA tem como plano de ação a estruturação da comitiva “com fins de atuar de maneira rápida e eficiente, garantindo fazer valer os direitos e as garantias dos advogados e auxiliá-los sempre que tiverem seus direitos afrontados no exercício profissional”, disse o presidente. Após relatar o fato ocorrido, durante o ato de repúdio, emocionado, o advogado Juscelino Farias Mendes agradeceu o apoio da OAB-MA e disse que, de fato, os advogados tem uma ordem forte e unida.    

 

Diálogo Institucional

 

Durante o ato de repúdio em Bacabal, os representantes da OAB/MA ressaltaram que a Ordem será uma parceira da sociedade e estará dialogando com todas as instituições representantes da sociedade em busca da preservação e fortalecimento do Estado Democrático de Direito. “Estamos abertos a firmar parcerias, inclusive com a própria Polícia Militar, mas seremos firmes na defesa das prerrogativas e ao advogado no Maranhão”, finalizou Pedro Alencar.  

 

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.