26 Janeiro - 2017

OAB-MA REALIZA I COLÉGIO DE PRESIDENTES DE COMISSÕES

Mais de 50 presidentes de comissões estiveram presentes na noite de ontem,25, no Plenário da Ordem, onde foram apresentados os resultados de 2016 e traçados planos para 2017

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), realizou ontem, 25, em seu plenário, o I Colégio de Presidentes de Comissões. Na oportunidade, mais de 50 presidentes de comissões estiveram presentes na reunião, que foi organizada com o intuito de apresentar o planejamento da Ordem para 2017 e prestar contas do que foi feito em 2016.

“É com grande satisfação que realizamos esse primeiro Colégio de Presidentes de Comissões. É muito bom receber mais de 50 colegas que estiveram presidindo suas comissões e que lutam dia a dia pela valorização da categoria e também para fazer a OAB Maranhão como de fato a Casa de Todos”, disse o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz.

Thiago Diaz abriu os trabalhos apresentando o balanço das ações em 2016 com a participação das comissões com destaque para a realização das promessas feitas durante a campanha como: redução da anuidade com atualização apenas da inflação em 2017; atualização da tabela de honorários, que não sofria alterações desde 2012; aprovação do piso ético-salarial; a conquista do protocolo descentralizado em todo o Estado; prioridade para sustentação oral para gestantes e lactantes e o compromisso do TRT e TJMA de construção de fraldários; a forte atuação da comissão de defesa das prerrogativas em todas as comarcas; a gestão itinerante; o lançamento do portal da transparência; além do grande processo de qualificação levado à advocacia maranhense por meio da Escola Superior de Advocacia.

Coordenadoria das Comissões

Durante a reunião foi apresentada oficialmente a Comissão responsável pela Coordenação dos trabalhos das mais de 60 comissões da Ordem. Tendo a frente os advogados Carolina Estrela e João Carlos Júnior, a atuação será no sentido de alinhar, integrar e dá o suporte necessário para à realização das atividades. “O papel da Coordenação das Comissões é justamente aproximar as comissões em prol de um objetivo comum que é sempre atender da melhor forma ao advogado e também aos cidadãos”, disse João Carlos Júnior. “Com este trabalho buscaremos alinhar as atividades das comissões como forma de fortalecer ainda mais a classe”, complementou Carolina Estrela.

Reuniões setoriais com os presidentes das comissões estão sendo agendadas pela Coordenadoria. O objetivo é conhecer ainda mais os trabalhos realizados e orientar na elaboração do Calendário de Atividades 2017 e no Regimento Interno de cada estrutura. As reuniões continuam ao longo de janeiro e fevereiro.

Planejamento 2017

Em um outro momento, foi apresentado ainda o planejamento de ações da OAB Maranhão para 2017 com um portfólio de grandes e novos congressos, cursos e palestras e o calendário desportivo da Ordem que foi ampliado. Destaque para a vinda no mês de fevereiro, nos dias 16 (São Luís) e 17(Imperatriz) de fevereiro, Caravana das Prerrogativas do Conselho Federal quer trará além do presidente Cláudio Lamachia, o Conselheiro Federal do Pará, Jarbas Vasconcelos, o Conselheiro Federal do Paraná e vice da Comissão Nacional da OAB de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cássio Telles, e também procurador nacional da Defesa das Prerrogativas, Charles Dias. Nesse período será realizado em São Luís o primeiro grande evento do ano da Ordem, que será o I Encontro Estadual da Jovem Advocacia.

Por último o Núcleo de Comunicação da OAB Maranhão apresentou o novo layout do site da Ordem que em breve estará online com novidades e mais praticidades para os advogados e para a população.