13 Novembro - 2014

OAB/MA realiza IV Curso de Iniciação à Advocacia

Temas de interesse dos profissionais da advocacia maranhense foram debatidos

Foi realizado nesta terça-feira, 11, o IV Curso de Iniciação à Advocacia promovido pela OAB/MA por meio da Escola Superior de Advocacia em parceria com a Comissão de Jovens Advogados. A iniciativa tem por objetivo proporcionar troca de experiência entre os profissionais da advocacia maranhense e servir de “boas vindas” aos novos advogados. A mesa de abertura do encontro foi composta pelo Diretor Geral da ESA/MA, Rodrigo Lago, pelo presidente da comissão, Bruno Leal, e pelo tesoureiro da Seccional Maranhense, Marco Lara, que saudaram os participantes, especialmente os novos advogados.

A programação teve início com a palestra “Gestão de Escritório, cobrança de horários e Marketing" proferida pelo diretor tesoureiro da OAB/MA, Marco Antônio Coelho Lara, que destacou não apenas a importância de um planejamento para o exercício da advocacia como, também, uma atuação profissional ética. “É gratificante quando você tem esse reconhecimento da atuação ética do profissional”, reforçou. Lara também destacou os sistemas eletrônicos em uso no poder judiciário tais como o PJe, Projudi, e-PROC e e-DOC, o que exigem ainda mais do profissional da advocacia.

Na sequência, foram debatidos “O Processo Judicial Eletrônico – Pje”, com o conselheiro seccional Gustavo Meneses Rocha, que também é presidente da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB/MA e a "Nova Atuação dos Profissionais do Direito em face do Mercado da Solução Alternativa de Conflitos", com o juiz Alexandre Lopes de Abreu, titular da 15ª Vara Cível do Termo Judiciário de São Luís, da Comarca de São Luís.

Após intervalo para Coffee Break, os advogados retornam ao auditório da OAB/MA para a palestra "Ética e Prerrogativas profissionais", com o conselheiro federal suplente da OAB, Rodrigo Lago, que também é diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA/MA), que falou sobre a legislação que estabelece as normas de conduta do advogado e destacou a importância de o profissional atuar de maneira ética e em consonância com as regras vigentes. O evento foi encerrado com a palestra sobre "A importância do Networking na Advocacia", com o Conselheiro Seccional da OAB do Rio Grande do Sul, Matheus Portella Ayres, presidente da Comissão de Jovens Advogados da OAB/RS e especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC).

 

Fotos:Lauro Vasconcelos

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.