09 Junho - 2016

OAB-MA RECEBE FIEMA COMO FORMA DE FORTALECER O RELACIONAMENTO ENTRE AS ENTIDADES E DEBATER O DESENVOLVIMENTO DO MARANHÃO

O presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, recebeu a visita do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Cláudio Azevedo e do o Gerente de Relações Institucionais, Roberto Bastos. Na oportunidade foram tratadas questões como o alinhamento de parcerias entre as duas entidades visando o fortalecimento pelas causas sociais, políticas e econômicas do Maranhão.

Em pauta, situação das rodovias federais que cortam o Estado, a Política Nacional do Meio Ambiente, com foco no Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e por último a questão da definição do Plano Diretor de São Luís que vence este ano.

Primeiramente, Cláudio Azevedo solicitou o apoio da OAB-MA para a questão das péssimas condições das BRs que cortam o Maranhão, sobretudo da BR-135, e também do descaso do DNIT para com as estradas federais que passam pelo Estado. Nesse ponto, Thiago Diaz informou que “a OAB-MA, após a visita da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana ao local da obra e tendo constatado que os trabalhos não avançaram, entrou com uma Ação Civil Pública contra o órgão solicitando a conclusão imediata do serviço na BR”.

O vice-presidente da FIEMA aproveitou o ensejo e colocou a importância de se debater sobre a situação do Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão, como forma de fortalecer regiões produtivas do Estado e convidou a OAB se fazer presente em uma recepção ao Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho(PV-MA), que estará nesta sexta-feira,10, às 11h na sede da Federação para tratar desta e de outras questões inerentes ao meio ambiente com várias autoridades maranhenses.

Já em relação ao Plano Diretor de São Luís, os presidentes das entidades mostraram-se preocupados com a situação do plano de São Luís que estar por expirar. Sobre este assunto, ficou acordada uma visita da diretoria da OAB Maranhão, com data e horários a serem definidos, à sede da FIEMA para apresentação do Plano Estratégico do Maranhão desenvolvido pela Federação das Indústrias e que poderá ajudar também a capital.