03 Setembro - 2021

OAB/MA SOLICITA AO MPMA INSTALAÇÃO DA 2ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA PARA A COMARCA DE SÃO MATEUS

Buscando melhorias para a advocacia que milita na cidade de São Mateus, a Ordem Maranhense, representada por seu presidente, Thiago Diaz, e pela presidente da Subseção de Bacabal, Andreia Furtado, reuniu-se com o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, na sede do Ministério Público do Maranhão (MPMA), na última quinta-feira, 02/08. Em pauta, a Ordem solicitou a instalação da 2ª Promotoria de Justiça para a Comarca de São Mateus.

Durante o encontro, o presidente Thiago Diaz informou que, em breve, graças ao pedido da Ordem feito no início do ano ao Tribunal de Justiça do Estado, será instalada a 2ª Vara de Justiça de São Mateus. E assim que a instalação dessa Vara se concretizar, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, apresentará a manifestação para que uma nova Promotoria na Comarca de São Mateus seja votada pelo Colégio de Procuradores de Justiça.

“Mais uma vez, estamos em busca de auxiliar a prestação jurisdicional de forma ampla, que envolve o Judiciário, o Ministério Público e a Advocacia, da Comarca de São Mateus, que tem um histórico muito grande de acervo”, destacou Diaz, dizendo ainda que a atuação de mais um promotor do Ministério Público para dar vazão às necessidades da Comarca é imprescindível para cumprir o anseio da sociedade e de todas e todos os operadores do Direito.

A presidente da Subseção de Bacabal, Andréia Furtado, pontuou que, atualmente, a Comarca tem um acervo de 12 mil processos e enfatizou também que a atuação do Ministério Público é importante para auxiliar nesses serviços para garantir maior celeridade. “É necessário que haja uma atenção especial do Ministério Público. Nessa reunião, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, foi muito sensível ao pleito, afirmando que, logo após a instalação da 2ª Vara, levará para o Colégio de Procuradores a criação da 2ª Promotoria também em São Mateus”, expressou.

Para o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, a finalização da instalação da 2ª Vara de Justiça na Comarca é necessária para que haja a manifestação por uma nova promotoria na Comarca de São Mateus seja votada pelo Colégio de Procuradores de Justiça. “Vamos esperar a instalação da nova Vara para que possamos submeter ao Colégio para criar a nossa vaga. Faremos tudo o que for possível”, expressou Nicolau.

SAIBA MAIS
No mês de maio de 2021, a OAB Maranhão solicitou ao Tribunal de Justiça do Maranhão a instalação de uma Segunda Vara e a digitalização dos processos da Comarca de São Mateus. O presidente do TJ, Lourival Serejo, afirmou que já está trabalhando para o atendimento do pleito e, em breve, será instalada a Vara.