24 Maio - 2012

OAB/MA intermedia negociação entre empresas de ônibus e trabalhadores do Transporte Coletivo de São Luís

Representantes do Sindicato dos Empresários do Transporte (SET) e Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Maranhão (STTREMA) reuniram-se na tarde desta quinta-feira (24/05), na sede da OAB/MA, com intuito de por um fim ao movimento grevista. Após a tarde inteira de tentativas de negociações, a paralisação dos motoristas e cobradores dos ônibus de São Luís continua.

A intermediação de membros da Diretoria da Seccional na greve foi solicitada pelo vereador Geraldo Castro (PCdoB). Participaram da reunião, o presidente da OAB/MA, Mário Macieira; a vice-presidente Valéria Lauande, o secretário-geral, Carlos Couto e o tesoureiro Valdenio Caminha.  Também sentaram à mesa de negociações a advogada do SET, Larissa Abdalla Britto; o advogado do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Maranhão (STTREMA), Valdemir Pessoa Prazeres, além de membros dos dois sindicatos, o patronal e o trabalhista.

A greve de ônibus em São Luís atinge 600 mil pessoas e já chega ao quarto dia de paralisação. Motoristas e cobradores não aceitaram proposta de 7% de reajuste salarial.

O  presidente da OAB/MA afirmou que a avaliação de todos foi “muito positiva” pela “reabertura das negociações”. Mas considerou que o consenso da reunião foi em torno de que o avanço depende de que representantes do Poder Público Municipal sentem à mesa para negociar. Macieira informou ainda que foi feito um convite ao procurador geral do Município, Francisco Coelho, representante da Prefeitura, para que este participasse do movimento, mas o mesmo não compareceu. Ao final da reunião, foi emitida a seguinte Nota Pública:

NOTA PÚBLICA

1. Na tarde desta quinta-feira, no dia 24 de maio de 2012, reuniram-se no sede da OAB/MA os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Maranhão (STTREMA) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) para mais uma tentativa de negociação acerca da greve dos rodoviários que já dura  04 dias, com paralisação total do sistema de transporte urbano de São Luís.
  2. A reunião foi proposta por iniciativa do Vereador Professor Geraldo Castro (PCdoB), que procurou a Diretoria da OAB/MA, solicitando à Ordem que atuasse como mediadora do conflito.
  3. Mesmo respeitando as decisões da Justiça do Trabalho, mas, por outro lado, considerando os transtornos sofridos pela população em razão do movimento paredista, a Diretoria da Seccional aceitou a tarefa de mediar uma negociação.
  4. Ao final da primeira rodada, as partes presentes concluíram que o avanço das negociações depende da presença e da participação de representante autorizado da Prefeitura de São Luís, que foi convidada, por telefone, através do Sr. Procurador Geral do Município.
  5. Assim, a reunião foi suspensa no aguardo de manifestação do Poder Executivo Municipal acerca da possibilidade de sua participação no processo de negociação.

Mário de Andrade Macieira

Presidente da OAB/MA

José Luís de Oliveira Medeiros

Presidente do SET