30 Setembro - 2016

PALESTRA SOBRE PSICOLOGIA INVESTIGATIVA LOTA AUDITÓRIO DA OAB-MA

Advogados, estudantes de direito e de psicologia estiveram presentes para acompanhar a palestra “Analisando a cena do crime e o perfil dos criminosos”

A Doutora em Psicologia Investigativa pela Universidade de Liverpool na Inglaterra, Aline Lobato, encantou o público que lotou o auditório da OAB Maranhão na noite de quinta-feira, 29, com a palestra “Analisando a cena do crime e o perfil dos criminosos”. Em sua apresentação, Aline Lobato foi enfática ao destacar a importância da inteligência investigativa, com o auxílio da psicologia jurídica, como ferramenta de análises de cenários e de solução de crimes. 

Citando alguns casos, muitos deles de grande repercussão na mídia, ela destacou o uso da criminologia como ferramenta de inteligência no trabalho investigativo das polícias nas investigações criminais, tanto na perícia privada quanto na perícia oficial, por meios de vários mecanismos com destaque para a profiling criminal, ciências forenses, criminalística, psicologia forense, vitimologia e reconstrução do crime.

“É de grande relevância trazer a Drª Aline Lobato para ministrar uma palestra de extrema importância para nós advogados e para os estudantes de psicologia, já que este evento também é voltado para eles. O objetivo é aproximar o advogado de um tema extremamente desconhecido que é o criminal profiling, principalmente aqui no Maranhão, onde não se tem tanto conhecimento dessa área”, afirmou a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB Maranhão, Ana Karolina Sousa de Carvalho Nunes.

“A psicologia investigativa é uma área da psicologia jurídica que encontra-se dividida em quatro áreas que são: a forense, a criminal, a penitenciária e a investigativa. Dentre estas quatro a que menos se conhece no Brasil é a investigativa. O objetivo é divulgar a área e mostrar que é possível aplicar estas técnicas de psicologia e investigativa no Brasil”, explicou a Dra. Aline Lobato.

A palestra Criminal Profilling foi organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB-MA), por meio da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA) e proporcionou a todos os que participaram um momento único na medida em que trouxe para o debate um assunto que não é muito divulgada no Brasil, mas do conhecimento geral do público por conta de seriados de TVs e livros.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.