30 Outubro - 2016

POR ELEIÇÕES LIMPAS, OAB-MA ESTEVE DE PLANTÃO NO 2º TURNO

Como aconteceu no primeiro turno, a equipe da Ordem esteve durante todo o dia de plantão para receber denúncias de fraudes nas eleições

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), e membros da Comissão de Direito Eleitoral visitaram, durante o dia de hoje (30/10), diversos colégios eleitorais das zonas urbanas e rural de São Luís.

Na ocasião, o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, a Diretora Tesoureira, Deborah Cartágenes, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, José Luís Gama, dentre outros membros, orientaram os eleitores a não venderem seus votos e também informaram os canais de denúncias de fraudes disponibilizados pela Ordem.

Durante todo o dia, a OAB-MA e suas comissões estiveram de plantão acompanhando o processo eleitoral neste segundo turno das eleições municipais na capital maranhense. A exemplo do que aconteceu no primeiro tuno, o trabalho foi organizado com o objetivo de garantir ao cidadão o pleno exercício da democracia na escolha do seu representante político.

Logo cedo, pela manhã, a OAB-MA emitiu nota de repúdio em razão de falsas informações de que um advogado de uma das coligações teria sido preso por compra de votos. A OAB-MA, por meio da Comissão de Direito de Eleitoral, acompanhou o caso de perto e constatou que tudo não passou de boatos. O advogado apenas conversava com o policial sobre procedimentos de fiscalização quando alguém de coligação adversária tirou a foto e enviou para a mídia com a falsa informação, o que foi imediatamente repudiado pela Ordem.

Para o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, a Ordem cumpre o papel de, como representante da sociedade civil, fornecer ferramentas que possibilitam o efetivo combate à corrupção eleitoral. “No atual contexto político e social do Brasil, os dias destinados à realização das eleições representam um dos momentos em que todos se igualam, pois não há diferença de raça, sexo, condição financeira, classe ou grupo social, já que existe igualdade de valor no voto dado por cada cidadão”, enfatizou Diaz.

Neste processo eleitoral das eleições municipais de 2016, a OAB-MA, por meio da Campanha de Combate ao Caixa 2, disponibilizou canais de denúncias pelo e-mail: cidadania@oabma.org.br, pelo WhatsApp 98 9 91 40 26 21 e ainda pelo aplicativo do Conselho Federal da OAB (www.oab.org.br).