15 Maio - 2013

Prerrogativas dos advogados e inclusão digital são debatidos durante reunião de presidentes de Subseções da OAB/MA

Encontro aconteceu durante todo o dia na sede da entidade no Calhau e foi coordenada pelo presidente Mário Macieira

Durante o Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/MA, realizado nesta quarta-feira, 15/05, em São Luis, temas como desrespeitos às prerrogativas profissionais dos advogados, ausência de juízes nas comarcas e a inclusão digital dos profissionais de Direito marcaram os debates entre os presentes. A reunião foi coordenada pelo presidente da Seccional Maranhense, Mário Macieira, e contou com a presença de conselheiros federais pelo Maranhão.

Os presidentes das Subseções de Açailândia, Erno Sorvos; de Balsas, Ana Cecília Delavy; Barra do Corda, Carlos Augusto Moraes; de Barreirinhas; Orlando Silva, Chapadinha, Galdêncio Almeida; de Codó, Francisco Machado; relataram vários casos de violações profissionais contra advogados. “Em Balsas, há um juiz do trabalho que tem ações contra quase todos os ex-presidentes da nossa Subseção como espécie de represália contra a nossa postura de reivindicações de melhor tratamento à nossa classe”, informou a Ana Cecília Delavy.

Também foram relatados pelos presidentes de Subseções questões como falta de juízes em várias comarcas do interior. “Falta juiz na 3ª Vara de Codó desde o início do ano”, relatou o presidente da Subseção, Francisco Machado.

O presidente da Subseção de Santa Inês, Irandy Garcia da Silva, expôs que a 4ª Vara da cidade foi criada pelo Tribunal de Justiça do Estado, mas ainda não foi instalada. “O Fórum da cidade foi inaugurado há dois anos, mas já não tem mais capacidade para atender a demanda do município, gerando acúmulo de processos e atraso no julgamento dos mesmos”, disse.

Cursos e convênios - Na reunião, os presidentes também tiveram exposições sobre a política de eventos da OAB/MA para as Subseções; presença da Escola Superior de Advocacia (ESA) nessas unidades da OAB, e a ampliação de serviços e convênios da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão – CAA/MA.

A apresentação sobre a política de eventos da OAB/MA para as Subseções foi feita pelo presidente da Comissão de Cultura, Eventos e Comunicação Estratégica, Antônio Nunes, que pediu que as informações da Seccional Maranhense, bem como das Subseções, fossem compartilhadas por todos como forma de fortalecimento das ações da Ordem maranhense.

Por sua vez, o diretor geral da ESA/MA, Rodrigo Lago, solicitou aos presidentes de Subseção da OAB indicassem coordenadores de curso para melhor operacionalizar a demanda de cursos e telepresenciais por parte dos advogados do interior do Estado.

Já o presidente da CAA/MA anunciou, além do reforço na política de expansão dos serviços médicos e odontológicos da instituição, a parceria das Subseções para aumentar os números de convênios que oferecem descontos especiais para os advogados associados. “Também quero informar que a CAA, juntamente com a OAB/MA e a ESA, vai coordenar a inclusão digital dos advogados, que é projeto será levado para todas as subseções”, afirmou.

Da reunião, participaram ainda o vice-presidente da OAB/MA, Valdênio Caminha; o secretário geral, Carlos Couto; o secretário geral adjunto, Ulisses Martins; o tesoureiro, Marco Lara, os conselheiros federais pela Seccional, Guilherme Zagalho e Valéria Lauande; e o presidente da Comissão de Interiorização e Articulação com as Subseções, Vandir Bernardino Bezerra Fialho Júnior.

Foto: Alessando Silva