03 Junho - 2016

Presidente da OAB Cláudio Lamachia afirma que os jovens advogados são o presente e o futuro da advocacia

“Os jovens advogados são o presente e o futuro da nossa advocacia”. A afirmação é do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, em mensagem enviada aos jovens advogados do Maranhão. A mensagem foi gravada durante o Colégio Nacional de Presidentes de Comissões do Jovem Advogado e do Advogado em Início de Carreira, que está sendo realizado desde ontem (02/06), em Porto Alegre (RS).  Participam do evento representantes das 27 seccionais do País. A abertura contou com as presenças de Claudio Lamachia e do presidente da OAB-RS, Ricardo Breier. A OAB-MA é representada pelo vice-presidente, Pedro Augusto Sousa de Alencar, juntamente com o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Misael Mendes da Rocha Júnior.

Em sua mensagem, Lamachia manda um abraço aos jovens advogados do Maranhão: “Aos colegas jovens advogados do Maranhão, o meu abraço e minha admiração. Estamos todos nós reunidos aqui em Porto Alegre, no Colégio Nacional de Presidentes de Comissões de Jovens Advogados. Transmito a vocês, em meu nome e, em nome do Conselho Federal, um grande abraço e a certeza de que vocês são o presente e o futuro da nossa advocacia”, disse Claudio Mamachia.

Na pauta principal do evento, está em discussão a concretização do disposto no art.2º do Provimento 16/2015 do Conselho Federal, em que dispõe o Plano Nacional de Apoio ao Jovem Advogado Brasileiro que tem entre as diretrizes a criação do piso de remuneração mínima para os advogados contratados, tema abordado pelo presidente da Comissão de Jovens Advogados do Maranhão, Misael Mendes Júnior durante explanação no Colégio de Presidentes.

Outras diretrizes do plano são: a educação jurídica com o objetivo de incentivar e proporcionar a inserção do jovem advogado no mercado de trabalho; a defesa das prerrogativas dos jovens advogados; a política de anuidades diferenciadas e desconto para os jovens advogados, desde que não oriundos de outras carreiras jurídicas; o apoio e a ampla participação dos jovens advogados nas decisões das seccionais e subseções; a institucionalização das OAB Jovens nas Seccionais e Subseccionais como órgãos de defesa, apoio e valorização do jovem advogado; a promoção do empreendedorismo e a incorporação de novas tecnologias objetivando proporcionar ao jovem advogado crescente qualificação e incentivo para estabelecer o primeiro escritório, conferindo-lhe noções práticas sobre gerenciamento, administração e o plano de trabalho correspondente; e as condições diferenciadas nos serviços prestados pelas Caixas de Assistência dos Advogados.

O evento prossegue até a manhã de hoje (03/06). À tarde, a partir das 14h, será iniciado o Encontro Estadual do Jovem Advogado.