07 Janeiro - 2016

Presidente da OAB Nacional participa da posse da nova diretoria da Seccional Maranhense

Presidentes das seccionais de outros Estados também participam do evento que acontece hoje, 7, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, a partir das 19h

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, participa hoje (7) da posse da nova diretoria da OAB  do Maranhão, que tem como presidente o advogado Thiago Roberto Moraes Diaz; vice-presidente, o advogado Pedro Augusto de Souza Alencar; Tesoureira, a advogada Déborah Porto Cartagenes; Secretário Geral, o advogado Adaílton Lima Bezerra; e Secretária Geral-Adjunta, a advogada Alice Maria Salmito Cavalcanti. A Solenidade de Posse acontece no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, a partir das 19h. Agora pela manhã, às 10h, será celebrado um Ato Ecumênico no auditório da OAB/MA, no Bairro do Calhau.

A posse é ato administrativo necessário ao ingresso nas funções. A nova gestão tem como lema “OAB/MA, a casa de todos”. A diretoria a ser empossada é liderada pelo presidente Thiago Diaz, que tem 32 anos, e 10 de advocacia. Natural de São Luís, o advogado é casado com a médica Laura Martins Diaz. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA) e pós-graduando em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas, ele sempre atuou com militância diária na Justiça Comum, do Trabalho, Juizados estaduais e federais, e nas demais esferas do Poder Judiciário.

Presidentes das seccionais de outros Estados participam também do evento. Entre eles, o presidente da OAB/PI e parte de sua equipe, Francisco Lucas Costa Veloso, o secretário Leonardo Cerqueira e Carvalho; e o Tesoureiro, Antonio Lucimar dos Santos. O presidente da OAB/BA, Luiz Viana Queiroz; e o Conselheiro Federal pela Bahia, Antônio Adonias Aguiar. O Presidente da OAB- Paraíba, Paulo Maia, e o Conselheiro Federal, Assis Almeida. E ainda o Conselheiro Federal da OAB de Alagoas, Felipe Sarmento Cordeiro.

Disputa

Thiago Diaz, e toda a chapa que disputaram as eleições da OAB/MA em novembro de 2015, protagonizaram uma acirrada disputa pela com o grupo que há duas décadas comandava a entidade. Na ocasião, o então candidato da "Renovar para Mudar" recebeu 3.135 votos válidos contra 3.023 da candidata adversária.

Thiago Diaz já conduz os rumos da OAB/MA, com mandato para o triênio 2016/2018, desde o dia 1° de janeiro. A nova gestão da Seccional Maranhense tem como principais metas a reaproximação da entidade com os advogados e a sociedade, e fazer com que a Ordem local seja uma instituição mais atuante e próxima da realidade da classe em todo o estado.

Valorização do advogado

Durante a campanha, e ao apresentar propostas para questões pontuais para valorização do advogado, Thiago Diaz ganhou a simpatia e a confiança da categoria, sobretudo, dos jovens profissionais. O vice-presidente, Pedro Augusto de Alencar, também é jovem, característica da nova gestão.

Como advogado militante e conhecedor das dificuldades por quais passam os colegas de profissão, Thiago Diaz iniciou o Movimento Jovens e Atuantes (o embrião do grupo Renovar para Todos e da chapa Renovar para Mudar). Assim nasceu o debate sobre os problemas da advocacia e discussão de propostas para melhorar a realidade do dia a dia dos advogados.

Diante da responsabilidade de presidir uma instituição de tamanha representatividade, o novo presidente promete a mesma garra, dedicação e emprenho empregados na campanha. “Eu sou um advogado apaixonado pela profissão e acredito ser a advocacia a mais bela carreira jurídica. Acredito também no sonho de dias melhores para os advogados do Maranhão e foi por isso que aceitei o desafio de ser o representante da classe”, afirma Thiago Diaz.

A atualização da tabela de honorários e implantação do piso salarial; a inclusão do jovem advogado no mercado de trabalho, a defesa da mulher advogada; a ampliação e atuação efetiva da Corregedoria da OAB/MA com fins de combater o pagamento de honorários em valores abaixo do previsto na tabela estão entre as ações propostas de valorização da classe, compromissos assumidos durante a campanha. Além disso, independência, diálogo e transparência também foram compromissos assumidos e prometem ser a marca da nova gestão que representará uma classe que reúne cerca de onze mil profissionais no Estado.

Intensificação e estreitamento do laço com a sociedade civil é outro ponto prioritário. Tanto que, a nova gestão pretende reabrir o Escritório Escola da OAB, o que abre uma frente de trabalho para o profissional ao mesmo tempo em que atende a demanda da sociedade de maneira gratuita.

Para Thiago Diaz, há muito a ser feito pela advocacia e pela sociedade maranhenses e diz acreditar que, ao colocar em prática as propostas defendidas durante o período eleitoral - agora são compromissos de campanha – a nova gestão conseguirá aprimorar a defesa dos advogados e cumprir com suas atribuições junto a sociedade.