11 Setembro - 2014

Presidente da OAB/MA e representantes do Banco do Brasil se reúnem para tratar sobre padronização de saques de alvarás judiciais

Durante o encontro, foi comunicado que a instituição financeira atenderá ao pleito da Seccional Maranhense, desburocratizando esse serviço

Na manhã desta quinta-feira, 11, o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, recebeu em seu gabinete a visita do gerente geral de agências do Banco do Brasil, Marcelo da Silva Botelho, e o gerente jurídico regional do banco, Edson Shoiti Fugie, para tratar sobre a situação dos saques de alvarás judiciais nas agências bancárias da instituição.

Em  junho de 2013, a diretoria da OAB/MA já havia se reunido com representantes do Banco do Brasil solicitando levantamento desses alvarás motivada por queixas de advogados com relação ao tempo e à dificuldade burocrática para a liberação dos pagamentos judiciais, quando os alvarás liberatórios ocorrem nas agências do banco.

Na época, a Seccional também encaminhou à superintendência do banco no Maranhão um ofício solicitando, entre outras providências, que os pagamentos dos alvarás judiciais dentro das agências do BB tivessem um padrão único, de forma que os advogados pudessem sacar os alvarás em qualquer agência da instituição.

No encontro desta quarta-feira, os gerentes do BB entregaram ao dirigente da Seccional Maranhense um ofício respondendo aos preitos dos advogados. “Pelo documento entregue por eles, ficou estabelecido que o procedimento será uniformizado e que o banco se compromete a manter contato direto com a OAB/MA, na medida em que houver algum problema no atendimento ao advogado”, informou Mário Macieira.

No ofício encaminhado a OAB/MA, o Banco do Brasil informa ainda que somente as agências de uma determinada comarca podem movimentar as contas judiciais vinculadas à mesma. No caso das comarcas que não contam com agências do banco, as ordens de pagamentos serão atendidas pelas unidades mais próximas.

Também participaram da reunião o secretário geral da OAB/MA, Ulisses Sousa; o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Bruno Leal; o presidente da Comissão de Direito Desportivo, Marcel Souza Campos; e o membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Seccional Maranhense, Thiago Brayner.

Foto: Internet/Divulgação

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.