15 Fevereiro - 2016

Presidente da Subseção de Balsas é empossada

Hoje, 15, Thiago Diaz, empossa as presidentes de Barra do Corda e Presidente Dutra

O presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, deu posse à nova presidente da Subseção de Balsas, Rosane Ferreira Ibiapino. A solenidade de posse ocorreu no início da noite da última sexta-feira, 12/02, na própria sede da entidade, no município. Hoje, 15 de fevereiro, Diaz empossará os presidentes das subseções de Barra do Corda, Suely Lopes Silva, e Presidente Dutra, Yara Shirley Batista de Macedo Amador.

Durante a solenidade de Balsas, Thiago Diaz falou sobre os compromissos assumidos e que já estão sendo cumpridos nestes primeiros 40 dias de sua gestão. Entre os quais estão a redução de 15% da anuidade, a capacitação por meio da ampliação da oferta de cursos aos advogados e os primeiros passos para a implantação do piso ético e a piso salarial da classe.

Na ocasião, Thiago Diaz anunciou aos advogados de Balsas que o segundo e terceiro módulos do curso sobre o novo Código de Processo Civil será mantido, previsto para iniciar em março, com metade do custo. “Entendemos que em capacitação, a Ordem tem que ser parceira. Os advogados que pagaram determinados valor em outubro, pagarão metade do valor agora em março”, afirmou Thiago Diaz.

Ao agradecer os votos obtidos no município durante a eleição, o presidente da OAB-MA destacou que a advocacia vive um momento sublime no Maranhão. Conclamou os advogados da subseção de Balsas a sonharem e a lutarem junto com a Ordem pela valorização do advogado. “Eu convido a todos os advogados e advogadas de Balsas a sonharem e lutarem conosco pela melhor defesa de prerrogativas, pela capacitação e valorização da classe, pela atualização dos honorários e aprovação do piso salarial”, disse presidente.

Depois de empossada, a presidente da subseção de Balsas, Rosane Ibiapino, disse ter plena consciência da dificuldade de gerir a Ordem, mesmo que seja uma subseção e disse optar por uma gestão compartilhada entre a diretoria, o que já é uma realidade. A presidente afirmou que seu maior desafio é tornar realidade a proposta que defendeu durante a campanha que é fortalecer a classe e fazer dela porta-voz dos anseios da sociedade. “Se este desejo se concretizar, daqui da nossa subseção, poderemos tornar nossa entidade mais forte e, em consequência disto, alterar a realidade local, o que certamente fará de nossa cidade um lugar com mais justiça social”, disse Rosane Ibiapino.

Presente à cerimônia, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, Diego Sá, falou sobre os benefícios oferecidos e convidou os advogados a visitarem e conhecerem a entidade.  “A Caixa de Assistência dos Advogados é o zelo ao advogado. Visa não só tratar o advogado de forma carinhosa, mas valorizá-lo e também aos seus familiares”, disse Diego Sá, ressaltando que, com apoio da OAB-MA, planeja implantar os benefícios da Caixa nas subseções pelo interior do estado.

Também participaram da cerimônia de posse em Balsas, a tesoureira da OAB-MA, Déborah Cartágenes; a ex-presidente da subseção Ana Cecília Delavy; os juízes Felipe Aquino Pessoa de Almeida (subseção judiciária de Balsas), Nirvana Maria Mourão Barroso (diretora do Fórum de Balsas) e Rui Oliveira de Castro Vieira (Vara do Trabalho de Balsas); o promotor Antônio Lisboa de Castro Viana Júnior; o secretário de Comunicação de Balsas, Hilton Lima, representando o prefeito do município; o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Juarez Medeiros; os representantes da igreja católica, padre José Alberto de Sousa Lima e da Aliança dos Pastores, o pastor Sebastião Inácio, entre outras autoridades, prefeitos, advogados e representantes da classe empresarial, do Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.