09 Dezembro - 2013

Presidentes de Subseções reúnem-se em São Luís e debatem ações

Na ocasião, foi feita a entrega de um aparelho celular para implantação do Disque Prerrogativas nessas cidades

Presidentes de Subseções da OAB/MA reuniram-se nesta sexta, 06, para discutir temas de interesse dos profissionais da advocacia no estado. Esta foi a segunda reunião do Colegiado em 2013 e aconteceu durante todo o dia no Plenário da Seccional Maranhense, no Calhau. O encontro foi presidido pelo presidente da Ordem, Mário Macieira.

Na reunião foram abordados temas como o Processo Judicial Eletrônico, a defesa de prerrogativas, a criação de Comissões de Jovens Advogados no âmbito das Subseções e debatida a necessidade de as Subseções definirem um planejamento para 2014 a exemplo do que fez a diretoria da Seccional como forma de melhor atender às necessidades desses órgãos no que diz respeito à infraestrutura.  “É importante que as Subseções definam um calendário de atividades para conhecimento da Seccional a fim de  possamos melhor apoiar essas ações”, destacou o presidente.

Pela manhã, os presidentes falaram de questões relacionadas às Subseções pelas quais são responsáveis. Na sequência, o presidente da Comissão dos Jovens Advogados do Maranhão, Bruno Leal, fez uma explanação sobre o trabalho da comissão. Na ocasião, solicitou o empenho dos presidentes das Subseções para que implantem esse órgão nessas cidades a fim de garantir um melhor atendimento aos jovens advogados em todo o estado. “É importante que possamos levar as ações da Comissão de Jovens Advogados para todas as Subseções”, disse Bruno Lea.

O encontro teve continuidade a tarde quando o Processo Judicial Eletrônico esteve em discussão. O tema teve como relator o diretor tesoureiro da OAB/MA, Marco Lara, que falou sobre o processo de implantação no estado. O vice-presidente da Seccional Maranhense, Valdênio Caminha, demonstrou preocupação com o PJE, cuja implantação vem prejudicando, segundo ele, a atuação dos advogados devido a uma série de dificuldades estruturais como o reduzido número de municípios brasileiro com banda larga e a precário sistema de energia elétrica regiões Norte e Nordeste, que provoca muita instabilidade nesses estados.

“A nossa sugestão é que até conseguirmos um sistema mais seguro, de mais fácil acesso aos advogados, que se mantenha paralelamente o meio físico e eletrônico”, propôs Valdênio Caminha.

Diante dos relatos de dificuldades em todas as Subseções, o presidente Mário Macieira informou que a partir de janeiro serão realizadas caravanas do PJE nas Subseções. Nesse período serão promovidos treinamentos e facilitada a certificação dos advogados, e verificados  equipamentos disponíveis como forma de facilitar a atuação do advogado.

Ao final do encontro, os presidentes de Subseções receberam um telefone celular para que implantem o serviço de Disque Prerrogativas como forma de facilitar a comunicação entre o advogado e a OAB maranhense em caso de eventual desrespeito às prerrogativas do profissional da advocacia.

Os presidentes presentes ao encontro destacaram a importância da reunião como forma de estreitar o relacionamento entre as Subseções e a diretoria da Seccional.

Fotos: Handson Chagas