14 Dezembro - 2022

RECONHECIMENTO À JOVEM ADVOCACIA MARANHENSE POR MEIO DE PROJETO DE LEI QUE INSTITUI O “DIA ESTADUAL DA JOVEM ADVOCACIA”

Após diálogos entre a OAB/MA, por meio do Conselho da Jovem Advocacia Maranhense, e a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, foi aprovado o projeto de Lei 376/2022, de autoria do presidente da ALEMA, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), que visa instituir o “Dia Estadual da Jovem Advocacia”.  A matéria segue à sanção governamental.

“É uma ação importante de acolhida e cuidado com o jovem profissional e que se integra às ações da OAB/MA no âmbito nacional e local para oportunizar a inserção do jovem advogado no mercado de trabalho; orientá-lo sobre a defesa das prerrogativas; política de anuidades diferenciadas e desconto aos profissionais, promoção do empreendedorismo, entre outras ações”, afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

Para o presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), Arnon Afif, esse reconhecimento fortalece ainda mais a classe. “Dividimos os mesmos anseios, o mesmo entusiasmo, a mesma garra, a mesma vontade de construir uma Ordem cada vez mais forte e altiva”, afirmou. Atualmente os jovens profissionais representam mais de 50% do quadro da OAB/MA.

Para Maxsuell Antônio Botelho, responsável por articular o projeto junto à ALEMA, “com o jovem advogado, temos uma relação de confiança, buscando sempre a inovação, inclusão, respeito, diversidade e cuidado com as pessoas para que se desenvolvam e cresçam na profissão”, explicou.

Sobre o projeto de Lei na ALEMA

Segundo o projeto de lei, a data deverá ser incluída no calendário oficial do Maranhão e ser celebrada no dia 3 de fevereiro, anualmente. A matéria prevê ainda que o Estado e a sociedade civil, em especial a Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), poderão firmar parcerias para a realização de eventos com o objetivo de valorizar e incentivar os advogados maranhenses em início de carreira, impulsionando, assim, o desenvolvimento profissional da jovem advocacia.

O dia 03 de fevereiro foi escolhido por ser a data em que foi instituído pelo Conselho Federal da OAB o Plano Nacional de Apoio ao Jovem Advogado Brasileiro.