28 Março - 2016

Representante da Comissão da Mulher Advogada da OAB/MA participa de homenagem do Conselho Federal

Aconteceu nesta segunda-feira (28), no edifício-sede do Conselho Federal da OAB em Brasília.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, abriu os trabalhos da sessão especial. “Termos aqui hoje todas as legítimas representantes da advocacia brasileira é motivo de orgulho e honra. Cada vez mais precisamos afirmar e reafirmar a inclusão definitiva das mulheres nas instâncias deliberativas da nossa Ordem. Por isso, proclama-se o ano de 2016 como o ano da mulher advogada, com total protagonismo feminino”, apontou.

Representando o Maranhão, a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Vivian Bauer. Ela falou da importância da atuação feminina e enfatizou que, por meio de atitude, motivação e responsabilidade a mulher consolidará e expandirá suas conquistas no meio pessoal e profissional.

Participação Ministra do Supremo Tribunal Federal

A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, participou da homenagem da OAB ao Dia Internacional da Mulher, e proferiu a palestra “Igualdade de Gênero: Mulher Advogada e Cidadania”. “A questão do princípio da igualdade é substancial na sociedade brasileira. Não há quaisquer duvidas de que continuam havendo grandes preconceitos contra a mulher. Diante disso, não somente a norma mudou como a Constituição Federal realçou o aspecto de que homem e mulher são iguais. Quanto mais se vê um quadro real de discriminação, mais há de se adotar providências para superá-lo”, apontou.

Enquanto advogada, Cármen Lúcia lembrou que a Ordem surgiu em 1930, mas até 1970 nenhuma mulher havia ocupado funções de direção. “Somos maioria nos quadros da advocacia e mesmo assim precisamos passar por situações espúrias diante de magistrados, que, muitas vezes, nos perguntam se vamos advogar sozinhas, se necessitamos de auxílio. Ou seja, basta ser mulher para ter sua capacidade questionada. O direito não opera o milagre para que se goste de ver uma mulher advogando, mas obriga todos a respeitarem”, cravou.

Plano de valorização

Na ocasião, o presidente da OAB, Claudio Lamachia deu posse formal às integrantes da Comissão Nacional da Mulher Advogada, que já haviam sido designadas no dia 8 de março: Eduarda Mourão (presidente), Helena Delamonica (vice-presidente) e Florany Mota (secretária-geral), que, no ato, representaram as demais integrantes do grupo.

Em seguida, a presidente da Comissão proferiu palestra acerca dos desafios e perspectivas do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada. “Esta é uma pauta permanente. A nós mulheres cabe a missão de construir uma OAB e uma sociedade cada vez mais plurais, com maior participação feminina. Isso não pode ficar somente no discurso”, apontou.

Ela lembrou que das 81 cadeiras titulares do Conselho Federal da OAB, há atualmente 9 conselheiras, número mais de duas vezes maior do que as 4 da última gestão. “É nossa obrigação trazer mais mulheres, mudar a realidade e fazer história”.

OAB/MA

Durante as homenagens ao Dia Internacional da Mulher, o presidente Thiago Diaz, regulamentou a Comissão Especial da Mulher como Comissão Permanente será assinada por Thiago Diaz nos próximos dias. “Fiz o anúncio no Dia Internacional da Mulher justamente por ser a melhor data para reafirmar nossos compromissos com as advogadas  que a cada dia têm ampliado a sua participação no mercado de trabalho e na própria Seccional Maranhão da Ordem dos Advogados”, destacou.

De acordo com dados levantados pela presidência da OAB/MA, a atual gestão da Seccional conta com a presença de 58 mulheres nos cargos de Diretoria, Conselheiras Suplentes, Conselheiras Federais Suplentes, Diretoria da CAA-MA, Presidentes de Comissões, Subseções (sendo 09 em um total de 26 comissões empossadas). No caso das Subseções da OAB instaladas em 15 cidades maranhenses, há ainda a seguinte distribuição: de 15 dirigentes eleitos no pleito de novembro de 2015, 06 (seis) são mulheres.