14 Março - 2017

Representantes da OAB-MA participam do lançamento do Censo da Mulher Advogada

Após a realização da Conferência Estadual da Mulher e da Advogada que debateu temas importantes para a valorização da mulher, representantes da Seccional Maranhense participaram, em Brasília, do lançamento do censo que busca identificar quem é a mulher advogada, o que ela faz e em qual área atua, além de todas as demais perguntas.

O presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, os conselheiros Federais, Luis Augusto Guterres e Rosana Galvão, e a secretária geral, Alice Salmito participaram, na tarde desta segunda-feira (13) em Brasília, durante sessão solene realizada na sede do Conselho Federal da OAB em homenagem ao Dia Internacional da Mulher do lançamento do Censo da Mulher Advogada, através do qual se pretende fazer um mapeamento completo da situação das mulheres advogadas em todo o país.

A sessão solene foi promovida pela Comissão Nacional da Mulher Advogada e foi marcada pela palestra da ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho. Eduarda Mourão, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, que recentemente ministrou palestra na Conferência da Mulher da OAB/MA, conduziu os trabalhos.

Participaram também da sessão, Fernanda Marinela, Alice Bianchini e Estefânia Ferreira de Souza de Viveiros, todas estiveram recentemente no Maranhão a convite da Seccional, as duas primeiras ministrando palestras sobre a temática Mulher, e a Dra. Estefânia de Viveiros sobre os resultados do novo CPC, em fevereiro na OAB-MA.

Censo da Mulher Advogada

Em um gesto simbólico, Claudio Lamachia, presidente do Conselho Federal da OAB passou a presidência do Conselho Federal durante toda a sessão Eduarda Mourão. “Quero, com muita alegria, com muita honra, em nome do Conselho Federal da OAB, do Colégio de Presidentes da OAB, transmitir a cada uma de vocês mulheres brasileiras, advogadas guerreiras a nossa saudação pela passagem desta data, mas acima de tudo pelo que vocês todas representam para a sociedade brasileira. Estamos nessa sessão para homenagear as mulheres, mas também para reconhecer efetivamente no talento de cada uma de vocês a condição real para o crescimento do nosso país”, disse.

Eduarda Mourão convocou a todos a participarem do Censo. “O Conselho Federal e a Comissão da Mulher Advogada convoca todas as comissões da mulher advogada de todos os estados para colaborarem conosco para chegarmos a um denominador comum e descobrirmos como vive a mulher advogada brasileira. Quem é ela, o que ela faz e em qual área atua, além de todas as demais perguntas”, declarou.

“Importante a participação de cada Seccional nesta solenidade, pois, cada representante voltará ao seu Estado com o compromisso  de colaborem na coleta de dados para o censo”, disse Thiago Diaz, presidente da OAB-MA. Vale ressaltar que na última sexta-feira, foi encerrada em São Luís, a I Conferência Estadual da Mulher e da Advogada. Durante dois dias, a OAB/MA, proporcionou debates importantes em torno da temática “Equidade de Gênero, Representatividade e os Desafios da Família Moderna”, tema central do evento, organizado pelas Comissões da Mulher e da Advogada e de Direito de Família. Além de debater ações para o fortalecimento do poder feminino, debateu também estratégias de combate à violência contra a mulher e mecanismos de denúncias como o serviço anunciado pela OAB-MA, o Disque Assédio.

Palestra Ministra Delaíde Alves Miranda Arantes do Tribunal Superior do Trabalho

Em sua palestra, a ministra Delaíde fez uma análise conjuntural da situação política e econômica e como ela afeta as mulheres. “Estamos vivendo um dos momentos mais difíceis de nossas vidas. Não me lembro de ter vivenciado um momento tão difícil como agora em todos os sentidos. E os momentos difíceis atingem em cheio a mulheres. O desemprego é maior para a mulher, quando falamos de tráfico de pessoas, terceirização, trabalho análogo ao escravo ou crise. Em qualquer um desses temas eles atingem em maior medida e em maior número as mulheres”, afirmou ela.

A conselheira federal gaúcha, Dra. Clea Anna Maria Carpi da Rocha, conclamou uma maior participação das mulheres no sistema OAB. “Com o plano nacional de valorização da mulher, instituído pelo Conselho Federal, com aprovação dos presidentes das 27 seccionais, há a necessidade de recrudescimento do poder da mulher nos destinos da nossa entidade”.

A presidente da seccional alagoana da OAB, Fernanda Marinela de Sousa Santos (que esteve na última sexta-feira encerrando a Conferência da Mulher Advogada da OAB-MA), fez um prognóstico do que espera que sejam as próximas comemorações do Dia Internacional da Mulher. “Espero que nos próximos dias 8 de março, nós mulheres possamos encontrar outros significados para as flores que comumente recebemos nesta data. Espero que os homens possam olhar para nós mulheres e dizer: ‘você mulher é exemplo de resistência, exemplo de coragem e caminho com você de mãos dadas na luta diária, nos desafios e na construção do mundo do bem viver’. E espero que nós mulheres possamos caminhar unidas e de cabeça erguida nos orgulhando de cada conquista, mas buscando cada vez mais a felicidade. Acima de tudo, é isso que importa”, afirmou a dirigente.

A ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, a presidente da seccional de Alagoas da OAB, Fernanda Marinela de Sousa Santos, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, a vice da comissão, Helena Edwirges Santos Delamonica, e a secretária do colegiado, Florany Maria dos Santos Mota, e a membra consultora do grupo, Alice Bianchini, além da presidente da Comissão Especial de Análise da Regulamentação do Novo Código de Processo Civil, Estefânia Ferreira de Souza de Viveiros, a conselheira federal pelo Rio Grande do Sul, Clea Anna Maria Carpi da Rocha, detentora da Medalha Rui Barbosa, foram ainda homenageadas ao final da sessão.