11 Agosto - 2010

Salas dos Advogados do Fórum do Calhau e do TRE são reinauguradas e recebem novos equipamentos

O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, a vice-presidente, Valéria Lauande de mais membros da Seccional, participaram, nesta quarta (11/08), das reinaugurações das Salas dos Advogados, no Fórum do Calhau, e à tarde, no TRE.

“Essas novas salas irão tornar o trabalho do advogado mais ágil e, consequentemente, com uma melhor qualidade devido aos recursos tecnológicos, proporcionando a quem advoga a possibilidade de permanecer atualizado com o mundo moderno, tecnológico”, afirmou o procurador do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São Luís, Francisco Moreira, durante a reinauguração da Sala dos Advogados, na manhã de hoje (11/08), no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, no café da manhã em homenagem ao Dia do Advogado.

Novas cadeiras, poltronas e refrigerações foram incluídas nas reformas de todas as Salas dos Advogados dos fóruns e tribunais da capital. Foi estabelecido que o número de computadores, em cada fórum e tribunal, é proporcional ao número de advogados que atuam nos locais. Nos espaços onde existe maior quantidade de profissionais precisando desses serviços, a oferta de equipamentos é maior.

“Nós sabemos que, atualmente, os fóruns recebem advogados que precisam, ao longo do seu dia de trabalho, acompanhar via internet um processo, fazer petições rápidas e até mesmo encaminhar documentos. O profissional encontrará no Fórum um serviço que ele poderá utilizar com mais brevidade”, destacou a vice-presidente da OAB, Seccional do Maranhão, Valéria Lauande. A entrega de salas que ofereçam aos advogados maranhenses serviços online com conforto e qualidade é uma reivindicação antiga da classe, agora atendida. Há casos, inclusive, de advogam do interior do Estado e que não possuem escritório de apoio em São Luís. Agora, os profissionais podem recorrer às suas salas e contar com o apoio logístico para que petições sejam consultadas, impressas e protocoladas, por exemplo. “Todos os equipamentos estão sendo disponibilizados como ferramentas de trabalho e a presidência compreende que devemos beneficiar Fóruns de atuação da capital tanto da esfera federal quanto da estadual”, explicou a vice-presente da OAB/MA.

“Na Justiça do Trabalho, Fórum Astolfo Serra, os móveis foram substituídos e a sala ganhou novas dimensões. Na Justiça Federal, aconteceu algo semelhante. Já no Tribunal de Justiça e no Tribunal Regional Eleitoral, não havia sala dos advogados. Havia o espaço, mas ele nunca havia sido ocupado antes. Então nós resolvemos equipar as salas para que os advogados que atuam nesses Tribunais possam ter um lugar onde trabalhar quando por lá estiverem”, afirmou o presidente da OAB/MA, Mário Macieira. No caso das Subseções, Macieira informou que está sendo planejada a reequipagem de todas elas. De acordo com a situação das salas e o relato dos presidentes das Subseções, serão selecionadas as prioridades nas mudanças estruturais. Ele citou as cidades de Codó e Caxias, como exemplo de sedes de Subseções que carecem de melhorias emergenciais. “Mas a ideia é que todas sejam atendidas até o final deste ano”, enfatizou.