27 Janeiro - 2017

SECCIONAL MARANHENSE DA OAB-MA REÚNE O CONSELHO DE PRESIDENTES DAS SUBSEÇÕES

Reunião teve como foco apresentar o plano de trabalho para 2017, debater ações que melhorem o dia a dia do advogado e apresentar o balanço de 2016

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA) esteve reunida ao longo de toda a quinta-feira (26), com 14 presidentes das Subseções da OAB Maranhão durante a primeira reunião do Colégio de Presidentes das Subseções. Na oportunidade, a OAB-MA apresentou o planejamento da Ordem para 2017 e um balanço das conquistas em 2016.

“Esta reunião marca o início dos trabalhos da OAB em todo o Estado. É por meio dela que alinharemos juntamente com os presidentes de nossas Subseções o que poderemos fazer de melhor para o advogado maranhense. É sempre um prazer discutir os rumos da advocacia em nosso estado. ”, disse o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz.

Pela manhã, a diretoria da OAB-MA apresentou ao Colégio de Presidentes das Subseções um balanço das ações e conquistas ao longo de 2016 com destaque para a itinerância da OAB nas Subseções, itinerância eleitoral, das Prerrogativas pelo vice-presidente da OAB e residente da Comissão de Defesas das Prerrogativas, Pedro Souza de Alencar, conquistas junto ao Tribunal de Justiça do Maranhão e também na Justiça do Trabalho que beneficiaram advogados de todo o Estado, o lançamento do Portal da Transparência e investimentos nas Subseções.

Gestão Transparente

Pela tarde a diretora-tesoureira Deborah Cartágenes apresentou a prestação de contas da OAB-MA destacando a importância do trabalho transparente e sempre focado na melhor aplicação dos recursos. Ela informou que a redução dos custos em 2016 foi resultado da implantação de procedimentos, da revisão de contratos com o objetivo encontrar as melhores propostas financeiras mantendo a qualidade dos serviços e produtos, o diálogo permanente com fornecedores e a busca constante de parcerias.

Por meio de uma gestão financeira comprometida e com ideias criativas foi possível, mesmo em um ano difícil como 2016, adotar boas práticas. Foi o caso do projeto “Nossa Cópia” direcionado às salas dos advogados da OAB. Por meio dele, foram geradas receitas as quais foram revestidas na compra de equipamentos para todas as salas. Com este recurso, foram adquiridos ainda 16 computadores, ferramenta importante e necessária ao advogado, e 4 escâneres, que serão instalados no início do ano em todas as salas dos advogados em benefício da classe, o que favorecerá o fluxo de digitalização de documentos. “Os recursos economizados foram investidos em benefícios para a classe na inauguração e melhorias nas salas dos advogados de São José de Ribamar, Complexo Penitenciário, na Subseção de Timon e na Subseção de Imperatriz”, afirmou Deborah Cartágenes.

Ainda como benefício ao advogado teve a oferta de 22 cursos de PJe realizado em São Luís e nas subseções do Estado, mais de 100 cursos de qualificação nas mais diversas áreas contemplando cerca de 4.400 pessoas, e na compra de novos computadores para as salas dos advogados que serão instalados no início deste ano.

Gestão planejada

Em seguida foram apresentados os planos e projetos da Seccional Maranhense para o ano 2017 passando pelo calendário de cursos, palestras e seminários a serem realizados na capital e nas subseções; o calendário esportivo que atingirá a região Tocantina com a Copa Maranhão Sul de Futebol Society, que acontecerá de setembro a dezembro, a retomada da Gestão Itinerante já no mês de fevereiro e também o calendário de eventos festivos.

Gestão pela qualificação

Ainda pela manhã, o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, professor João Batista Ericeira, apresentou aos presentes um relatório de cursos e palestras levados pela escola às Subseções e que contribuíram para a qualificação do advogado que atua no interior do Estado. “Os cursos de PJe, palestras e seminários que realizamos ao longo de 2016 foram no intuito de fortalecer ainda mais a classe. Esse trabalho será continuado agora em 2017, onde estaremos com o curso de PJe na Subseção de Bacabal, no dia 11 de fevereiro”, afirmou o professor João Batista Ericeira.

Gestão Democrática

Já pela tarde, o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz prestou uma homenagem aos conselheiros federais Charles Dias e Augusto Guterres pela atuação conjunta deles com a diretoria e com o conselho seccional, e que tem sido decisiva para a conquista de diversas melhorias para os advogados do estado.

"Nossa seccional tem tido atuação destacada no cenário nacional e tem contado com o apoio irrestrito dos conselheiros federais do Maranhão. O Charles tem tido uma atuação muito boa à frente da Procuradoria Nacional de Prerrogativas, sempre auxiliando e apoiando os pleitos da seccional. Fizemos vistoria juntos nos presídios e ele tem dado especial atenção aos processos de interesses dos advogados maranhenses. Já o Guterres, como membro titular do FIDA, nos deu suporte para que conseguíssemos recursos com os quais iremos implantar várias salas da OAB/MA em parceria com a CAAMA, em diversas comarcas do estado", disse Diaz.

Gestão do Bem-Estar - CAAMA

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), Diego Sá, falou sobre as ações realizadas pela entidade em 2016, tendo como foco a saúde e o bem estar do advogado maranhense e de seus familiares como as campanhas de vacinação contra a gripe H1N1 e a campanha de combate ao Zika Vírus na área Itaqui-Bacanga, além dos eventos esportivos como os campeonatos de futebol em São Luís e Imperatriz, a corrida (Imperatriz), o Caama Bowling, jogos de verão e o apoio ao campeonato de basquete, sempre com o apoio da OAB-MA. Em 2016, a Caama realizou 2.400 atendimentos aos advogados e dependentes. “A Caixa de Assistência também está participando de forma efetiva em parceria com a OAB-MA, colaborando assim no reaparelhamento das salas com novos computadores e mobiliários que foi um compromisso nosso assumido e que está sendo cumprido”, observou. 

Gestão de Diálogo

Por último o Núcleo de Comunicação da OAB Maranhão apresentou o novo layout do site da Ordem que em breve estará online com novidades e mais praticidades para os advogados e para a população. Ficou alinhada ainda formas de se trabalhar a comunicação entre a Seccional e as Subseções por meio de grupos de whats app, e-mail e facebook para que os trabalhos de divulgação de serviços e benefícios para os advogados possam caminhar conjuntamente.

Ao final do Colégio de Presidentes das Subseções da OAB Maranhão, como forma de alinhar tudo o que foi debatido ao longo de todo o dia, foi elaborada a Carta de São Luís com proposições dos presidentes à Seccional.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.