07 Março - 2016

Semana da Mulher: OAB/MA terá café da manhã e palestra para advogadas nesta terça-feira, 08

A abertura oficial ocorreu no domingo (06) com a realização da “Corrida Rosa Shok”

No segundo dia de programação da “Semana da Mulher Advogada” promovida pela OAB/MA,  cuja abertura ocorreu no último domingo (06) com a realização da “Corrida Rosa Shok”,  as homenageadas receberam panfletos com informações para as demais atividades do evento e também foram contempladas com o início dos atendimentos ginecológicos que serão realizados ao longo da semana na sede da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAA/MA).

A “Corrida Rosa Shok” contou com a participação de advogadas e advogados. Ação do Ministério Público que visa alertar a sociedade da violência contra a mulher, o evento aconteceu na Avenida Litorânea e teve as presenças do presidente da OAB/MA, Thiago Diaz; do presidente da CAA/MA, Diego Sá, da tesoureira, Deborah Cartagenes, e integrantes das Comissões da Mulher, Jovens Advogados, e Comissão de Estagio, de Eventos.

Nesta terça-feira (08), a partir das 8h, a Seccional Maranhão oferece um Café da Manhã para advogadas, funcionárias da OAB e da CAA/MA. No mesmo dia, às 19h, e no auditório da entidade, haverá a mesa redonda “A Valorização da Mulher”, que contará com a participação da desembargadora Anildes Chaves Cruz, da juíza Oriana Gomes; da Conselheira federal suplente, Rosana Galvão; da psicóloga Regienne Peixoto; da integrante da Comissão da Mulher, Maria de Ribamar Cardoso, e da advogada criminalista Ana Karolina Carvalho.

Segundo dados levantado pela presidência da OAB/MA, a atual gestão da Seccional Maranhão conta com a presença de 58 mulheres nos cargos de Diretoria, Conselheiras Suplentes, Conselheiras Federais Suplentes, Diretoria da CAA-MA, Presidentes de Comissões, Subseções (09 em um total de 26 comissões empossadas).

No caso das Subseções da OAB instaladas em 15 cidades maranhenses, há ainda a seguinte distribuição: de 15 dirigentes eleitos no pleito de novembro de 2015, 06 (seis) são mulheres. Que são as presidentes da Subseção de Açailândia, Stela Martins Chaves Anicácio; a de Bacabal, Francisca Marlúcia de Mesquita Carneiro Viana; a de Balsas, Rosane Ferreira Ibiapino; a de Barra do Corda, Suely Lopes Silva; a de Santa Inês, Karine Peres da Silva Sarmento; e a de Presidente Dutra, Yara Shirley Batista de Macedo Amador.

As atividades da Semana da Mulher seguem até o dia 13/03, domingo. A ação também proporcionará atendimento ginecológico todos os dias para advogadas conveniadas da CAA/MA. No dia 11/03, as advogadas estão convidadas para participar do Simpósio de Direito Eleitoral, com a presença da Ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que acontece no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa. O tema da palestra será a “Igualdade de gênero – mulheres na política”.