16 Fevereiro - 2012

Solenidade de Compromisso da OAB/MA celebra conquista profissional de novos advogados

360 novos advogados compareceram à solenidade organizada pela OAB/MA, ontem (15/02), para o juramento solene de compromisso, na Fábrika de Recepções, no Olho D’Água. Foi um dos maiores números de ingressos na Seccional dos últimos tempos

Ao iniciar seu discurso, o presidente da OAB/MA, Mário Macieira fez uma saudação especial aos pais e mães dos compromissandos pelo apoio e incentivo dados aos filhos e filhas que ingressaram no curso de Direito, submeteram-se ao Exame de Ordem e conseguiram a aprovação. “Sei que vocês investiram muito nesses jovens e sei que hoje estão muito felizes por esta conquista”, destacou.

Na saudação, Mário Macieira também fez referência a cada um dos membros da mesa de honra da solenidade, composta pelo secretário Geral da OAB/MA, Carlos Couto; pelo tesoureiro Valdenio Caminha; o juiz corregedor Nelson Martins; o promotor de justiça, Pedro Lima Durval; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAA), Gérson Nascimento; a secretária Geral da entidade, Teresinha Marques Vale; o presidente da Comissão de Ensino Jurídico da Ordem, Adriano Campos; o presidente da Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA, Kléber José; o presidente da Comissão de Exame de Ordem, Rodrigo Maia; o presidente em exercício da Comissão de Inscrição, Antônio de Pádua Moreira Júnior; o vice-reitor da Faculdade Santa Teresinha, José Rodrigues Júnior; o membro da Comissão de Ensino Jurídico, Alexsandro Rahbani, o representante da Faculdade de Ensino (FAE), Francisco Rodrigues.

MINUTO DE SILÊNCIO - Após a execução tradicional do Hino Nacional, o presidente da OAB/MA pediu a todos um minuto de silêncio em memória do advogado Pompílio Albuquerque, o mais antigo do Maranhão e pai do também advogado e empresário Roberto Albuquerque. Mário Macieira também prestou homenagem à memória de Marcelo Dino, 13 anos, falecido na terça-feira (13/01), em Brasília, filho do advogado, ex-deputado federal e atual presidente da Embratur, Flávio Dino.

A leitura do termo de compromisso foi feita pela jovem advogada Karla Araújo Silva, que foi acompanhada pelo demais compromissandos. Já o discurso em nome de todos foi feito por Rita Feitosa Silva, que destacou o árduo caminho percorrido por quem escolhe a profissão de advogado. “Uma das mais belas do mundo, ultrapassa todas as demais profissões em beleza e amplitude”, afirmou.

Presidente da Subseção da OAB/MA em Balsas, a advogada Ana Cecília Delavy fez questão de vir para São Luís acompanhar a solenidade de compromisso. “Há pelo menos uma dezena de colegas da região que estão participando desse momento muito especial”, justificou.

Defensor da militância na advocacia, o jovem advogado Soray James, que trabalha no Escritório Marques & Lopes Advogados Associados, sob a supervisão da advogada e secretária Geral da CAA/MA, Teresinha Marques Vale, almejava que como advogado pudesse exercer a profissão de forma independente e sem censuras por partes dos órgãos do judiciário.