09 Março - 2016

Thiago Diaz anuncia que Comissão Especial da Mulher será permanente na OAB/MA

Na palestra de ontem, a OAB/MA foi conduzida pelas diretoras, Deborah Catágenes, Tesoureira, e Alice Salmito, Secretária Geral

No Dia Internacional da Mulher (8), além de merecidas homenagens, as profissionais de Direito do Estado também receberam a notícia de que a Comissão Especial da Mulher Advogada será transformada em Comissão Permanente. O anúncio foi feito pelo presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, durante a abertura da palestra “A Valorização da Mulher”, ocorrida na sede da entidade, com a presença de advogadas, conselheiras e magistradas.

As homenagens da OAB/MA não pararam por aí. Após o anúncio, Thiago Diaz passou à presidência dos trabalhos na palestra à diretoria feminina da Seccional, representada pela Tesoureira Deborah Cartágenes e a pela Secretária Geral Adjunta, Alice Salmito. Ambas têm contribuído e muito para êxito da atual gestão da OAB/MA.

A portaria que vai regulamentar a Comissão Especial da Mulher como Comissão Permanente será assinada por Thiago Diaz nos próximos dias. “Fiz o anúncio no Dia Internacional da Mulher justamente por ser a melhor data para reafirmar nossos compromissos com as advogadas  que a cada dia têm ampliado a sua participação no mercado de trabalho e na própria Seccional Maranhão da Ordem dos Advogados”, destacou.

De acordo com dados levantados pela presidência da OAB/MA, a atual gestão da Seccional conta com a presença de 58 mulheres nos cargos de Diretoria, Conselheiras Suplentes, Conselheiras Federais Suplentes, Diretoria da CAA-MA, Presidentes de Comissões, Subseções (sendo 09 em um total de 26 comissões empossadas). No caso das Subseções da OAB instaladas em 15 cidades maranhenses, há ainda a seguinte distribuição: de 15 dirigentes eleitos no pleito de novembro de 2015, 06 (seis) são mulheres.

Palestra

A palestra “A Valorização da Mulher” contou com a participação de advogadas, juízas e psicóloga.  A conselheira federal suplente da OAB/MA, Rosana Galvão, falou sobre o programa de ações do Conselho Federal para o Ano da Mulher Advogada que ontem, inclusive garantiu o direito as lactantes a passarem na frente nas audiências.

Também palestrante, a juíza Oriana Gomes fez um resumo da historia de conquistas da mulher. Buscando grandes nomes e lutadoras. Fez um paralelo com a atualidade e como hoje as mulheres conseguem vivenciar algumas conquistas devido ao trabalho de grandes mulheres no passado.  Por sua vez, a juíza auxiliar da Corregedora Geral do Tribunal de Justiça do Estado, Sara Fernandes Gama, falou do trabalho da mulher na conquista de Direitos.

A psicóloga Regienne Peixoto, também convidada para a palestra, falou do papel da Mulher na sociedade e sobre a importância de quebrar paradigmas principalmente na criação dos filhos, situação carregada de preconceitos com relação aos papeis executados por homens e mulheres, segundo a profissional.
A mesa de abertura também contou a presença da advogada criminalista Ana Karolina Carvalho e da integrante da Comissão da Mulher da OAB/MA, Maria de Ribamar Cardoso.