15 Janeiro - 2016

Thiago Diaz participa da posse da nova Diretoria da Academia de Letras Jurídicas

Novo presidente da AMCJ é o advogado João Batista Ericeira, atual diretor geral da Escola Superior de Advocacia

O presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, participou na última quinta-feira, 14, da sessão solene de posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal Biênio da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ). A cerimônia aconteceu às 19h, na sede da Seccional Maranhense e foi prestigiada por advogados e intelectuais.

Durante a solenidade, a Academia outorgou a Thiago Diaz o título de sócio benemérito. E foi anunciada a criação da medalha “Wady Sauáia” (um dos maiores luminares da ciência jurídica do Maranhão em todos os tempos) que será concedida aos advogados que se destacarem durante a atividade profissional durante o ano.

Na ocasião também houve discursos do presidente da gestão anterior da AMLJ, o advogado Raimundo Marques, e do novo presidente João Batista Ericeira, professor universitário e atual diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA/MA), parceira da Academia no evento da posse.

Os outros membros da Diretoria são: vice-presidente, juiz Manoel Aureliano Ferreira Neto; Diretor- Secretário, juiz federal Roberto Carvalho Veloso; Diretor-financeiro advogado Oto Leite Fernandes. Integra ainda o Conselho Fiscal, como presidente o advogado Raimundo Ferreira Marques. Membros, a promotora Ana Luíza Ferro e o advogado Júlio Moreira Gomes Filho.

A solenidade também foi marcada pela palestra do professor doutor José Rossini Campos do Couto Corrêa, membro da Academia Brasiliense de Letras, Conselheiro Federal pelo Distrito Federal, que falou sobre “Os Vultos da Cultura Jurídica do Maranhão”, pesquisa empreendida por ele que pretende, futuramente, transforma em um livro.

“Esses vultos estão presente desde as origens do Brasil. A marca da inteligência jurídica maranhense é uma marca muito forte na esfera política brasileira. Com juristas como João Lisboa, Viera da Silva, que sabemos tiveram sua forma jurídica na Alemanha, que é se conveniou chamar de germanismo jurídico brasileiro”, disse aos presentes.

Os membros da Academia Maranhense de Letras Jurídicas aprovaram o nome professor doutor José Rossini Campos como membro correspondente da AMLJ, levando em conta que o jurista mora atualmente em Brasília.

Além do presidente Thiago Díaz, participaram da solenidade o vice-presidente, Pedro Augusto Souza de Alencar, membros do Conselho Seccional e familiares dos empossados. A palestra do professor Rossini será publicada no site da OAB-MA em breve.