04 Fevereiro - 2016

Thiago Diaz preside primeiro compromisso de novos advogados da sua gestão

Um total de 95 bacharéis aprovados no último Exame de Ordem prestaram juramento profissional

O dirigente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, Thiago Diaz, presidiu nesta quarta-feira (03) a primeira solenidade de compromisso de novos advogados da sua gestão. Na cerimônia realizada na sede da OAB/MA, 95 bacharéis aprovados no último Exame de Ordem prestaram juramento profissional.

“É uma grande honra conduzir a cerimônia de ingresso dos novos advogados aos quadros da OAB/MA. A Ordem está de portas abertas para recebê-los e nós, da Diretoria da OAB/MA, estamos alertas e atuantes na defesa de prerrogativas, na capacitação contínua da classe e no empenho pela valorização de nosso trabalho”, discursou o presidente.

Thiago Diaz também enfocou a importância do profissional para garantir a Democracia e a manutenção do Estado Democrático de Direito.  O presidente discorreu ainda sobre a implantação de políticas de valorização para o jovem advogado, como a organização dos escritórios digitais para que possam atender os clientes, principalmente, no início de carreira.

Durante o discurso, o presidente da OAB/MA destacou ainda a importância histórica do profissional na Luta contra a Ditadura, pelo impechament, pela aprovação da Lei que proibiu o financiamento ilícito das campanhas eleitorais. A“OAB/MA sempre estará à disposição do profissional de Direito, para orientá-lo, compartilhar desafios, encontrar soluções, pois a Ordem é Casa de Todos”, frisou.

Os novos advogados também receberam uma palavra de saudação do presidente da Comissão dos Jovens Advogados, Misael Mendes da Rocha Júnior, que falou rapidamente dos projetos do grupo que visam principalmente à orientação de como o recém-ingresso deve atuar nesse inicio de carreira. Convidou os compromissandos para participarem da Comissão, pois, há um fortalecimento dos iniciantes e informou que depois do dia 18 de fevereiro, oficinas serão ministradas para o jovem advogado.

O juramento profissional foi feito pela compromissanda Ana Beatriz Araújo Portela. E a nova advogada, Mariana Tereza Costa Rolim Aranha Pinheiro, fez o discurso em nome dos colegas. "Nossa carreira inicia agora, estamos começando uma nova etapa com muitos desafios, mas com a certeza de que é possível pelo exercício da profissão, conquistar e lutar por uma sociedade mais justa", destacou.

Participaram da cerimônia também o vice-presidente da OAB-MA, Pedro Augusto Souza de Alencar, a tesoureira da Ordem, Deborah Porto Cartágenes; a secretária-geral adjunta, Alice Maria Salmito; a presidente da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem,  Valéria Cristina Regino Ferreira; o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Misael Mendes da Rocha Junior; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, Diego Carlos Sá dos Santos; o diretor da Escola Superior da Advocacia, João Batista Ericeira; o presidente do TED, Antonio Gaspar; o presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Hugo Gedeon Cardoso; e o presidente da Comissão de Direitos Difusos e Coletivos e Conselheiro Estadual, Marinel Dutra de Matos.

Benefícios - O presidente da CAA/MA, Diego Carlos Sá dos Santos, em seu discurso informou sobre os benefícios ofertados pela Caixa de Assistência e os procedimentos para os novos advogados adquirirem a carteira de associado da entidade.