14 Julho - 2016

Timon é a próxima cidade a receber a itinerância eleitoral da OAB-MA

Na cidade, distante 425 km de São Luís, será instalado hoje (14) o Comitê de Combate ao Caixa 02.

A ação integra a campanha de combate ao Caixa 02, fruto de uma parceria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Além da instalação do Comitê de Combate ao Caixa 02, o município recebe também a partir de hoje, o Seminário sobre Direito Eleitoral organizado pela Escola Superior de Advocacia da OAB-MA e também a palestra sobre Defesa das Prerrogativas. A atividade acontece a partir das 14h no Fórum da cidade.

Instalação do Comitê de Combate ao Caixa 02 em Codó

A população do município de Codó passou a contar, desde o dia 13, com um Comitê de Combate ao Caixa 2 nas eleições deste ano. O comitê foi instalado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB-MA) e funcionará na sua Subseção de Codó. O evento de lançamento foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A instalação do comitê em Codó marca o início da itinerância que a OAB-MA fará por todas as suas 15 subseções no interior do Maranhão. “A OAB está aqui hoje lançando o comitê em Codó, a primeira cidade do interior do estado e estamos convocando a sociedade a participar. Houve uma alteração na legislação para que o candidato passe a ter diálogo e ideias e não, o poder econômico, venha trazer resultados nestas eleições. Para isso a população tem que se conscientizar que ela é o principal meio de combater o caixa 2 por meio de denúncias. A OAB-MA está disponibilizando vários mecanismos para a população denunciar”, disse o vice-presidente da OAB-MA, Pedro Sousa de Alencar.

Além da instalação do comitê, a OAB-MA também promoveu, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), palestra om o tema “Aspectos Pragmáticos da Lei 13.165/2015, proferida pelo advogado Mauro Henrique Ferreira. Em seguida, o vice-presidente da OAB-MA e presidente da Comissão de Prerrogativas dos Advogados, Pedro Sousa de Alencar, também proferiu palestra sobre a defesa das prerrogativas dos advogados e, na oportunidade nomeou o delegado regional da OAB para tratar do assunto no município de Codó, o advogado Homulo Santos.

Campanha de Combate ao Caixa 2

Lançada no último dia 05/07, com a presença do presidente do Conselho Federal da Ordem, Cláudio Lamachia, a Campanha de Combate ao Caixa 2 da OAB Maranhão tem por objetivo combater a corrupção no âmbito eleitoral com a criação e implantação de 15 comitês em todo o Estado, que irão fiscalizar e receber denúncias de irregularidades no pleito. A campanha é fruto de uma parceria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.