11 Novembro - 2010

TRT-MA mobiliza advogados para a Semana Nacional de Conciliação

O presidente da OAB/MA, Mário Macieira participou de uma reunião no TRT/MA, com objetivo de mobilizar os advogados a participarem, de forma mais efetiva, da Semana Nacional de Conciliação, a ser realizada de 29 de novembro a 03 de dezembro deste ano.

Advogados que atuam na Justiça do Trabalho do Maranhão (JT-MA) foram convidados a participar de forma mais efetiva da Semana Nacional de Conciliação, que será realizada de 29 de novembro a 03 de dezembro deste ano, nos órgãos do Poder Judiciário do país. O convite foi feito na tarde de ontem (10/11), pela vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) e presidente da Comissão Permanente de Conciliação, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, durante reunião no TRT.

A desembargadora agradeceu a presença dos advogados, entre eles, o presidente da OAB-MA, Mário Macieira, e disse que a Justiça do Trabalho espera que os advogados participem de forma mais efetiva da Semana de Conciliação, ajudando a mobilizar a sociedade e as partes (reclamantes e reclamados) para a adesão ao evento; propondo sugestões para melhorar o desempenho da Semana e sensibilizando seus clientes para a participação na pauta de conciliações. A magistrada propôs uma parceria absoluta para que o sucesso da Semana seja ampliado e superior aos anos anteriores.

Participaram  da reunião também o ouvidor do Tribunal, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior; e o juiz titular da Vara do Trabalho de Presidente Dutra, Manoel Lopes Veloso Sobrinho, que é juiz auxiliar da Corregedoria e integrante da Comissão de Conciliação.

O presidente Mário Macieira afirmou que existem muitos processos para a agenda de conciliações. Ele sugeriu que as pautas sejam organizadas de forma a garantir que os advogados possam participar de todas as audiências que agendarem. O presidente da OAB-MA sugeriu ainda que haja concentração de processos de grandes empresas demandadas, numa só sala.

A Semana Nacional de Conciliação é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como um dos objetivos diminuir o grande estoque de processos da justiça brasileira. Com o slogan “Conciliando a gente se entende”, o evento deste ano enfatiza que a Justiça depende do jurisdicionado para que haja a conciliação.

Agendamento - As audiências para a Semana da Conciliação estão sendo agendadas nos órgãos da Justiça Trabalhista em todo os estado. Os interessados podem marcar suas audiências ou solicitar informações pelos telefones da Ouvidoria do TRT: 0800 282 23 23 e (98) 2109-9494; pelo email conciliar@trt16.jus.br ou por meio de formulário eletrônico no site do TRT (www.trt16.jus.br). As solicitações também podem ser feitas para o email da Ouvidoria (ouvidoria@trt16.jus.br) ou direto nas secretarias das varas trabalhistas.

Fotos e Fonte: ASCOM/TRT-MA