14 Março - 2013

Valéria Lauande destaca atuação da mulher em discurso no Conselho Federal e defende maior sistema de cotas para o Órgão

Advogada representou as mulheres que compõem o Conselho Federal durante reunião do Órgão, que lembrou o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março

A conselheira federal e ex-vice-presidente da OAB/MA, Valéria Lauande, destacou a importância do papel da mulher na sociedade durante reunião do Conselho Federal da Ordem realizada nesta segunda-feira, dia 11, em Brasília, numa referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Representando as mulheres que compõem o órgão, Valéria defendeu a discussão sobre cotas de percentual mínimo nos Conselhos Seccional e Federal da OAB. Ela lembrou que, atualmente, dos 81 conselheiros federais, apenas cinco são mulheres.

‘A estatística atual é que entre 40 a 45% dos inscritos sema mulheres e isso deve estar representado nos assentos dos Conselhos para legitimar a autonomia e as lutas da advocacia de modo igual”, disse. Valéria lamentou que a desigualdade ainda predomine na sociedade brasileira no que diz respeito aos salários pagos e às oportunidades dadas aos profissionais do sexo feminino e masculino no mercado da advocacia.

Segundo Valéria, as mulheres advogadas ainda trabalham por salários inferiores dentro dos escritórios de advocacia e não exercem em pé de igualdade diversas funções de maior destaque nas grandes bancas ou nos grandes departamentos jurídicos de empresas. “Concito-os a pensarmos nos rumos que queremos para a OAB do futuro, se será um vetor de promoção da verdadeira igualdade de gênero ou se irá ficar fechada em seus próprios muros, afastando-se da realidade dos novos tempos que já não guardam a sensação de desigualdade de outrora”, concluiu a conselheira.

A declaração de Valéria Lauande foi feita durante a sessão do Pleno do Conselho Federal, conduzida pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, e da qual participam, além de toda a diretoria e conselheiros federais da entidade, os seguintes membros honorários vitalícios Hernando Uchoa Lima, Roberto Busato, Cezar Britto e Ophir Cavalcante. Também acompanham a sessão vários dirigentes de Seccionais, o constitucionalista Paulo Bonavides e o medalha Rui Barbosa da OAB, Agesandro da Costa Pereira.

Com informações do site da OAB

Foto: Eugênio Novaes