03 Junho - 2013

Valéria Lauande e Lígia Santana representam a OAB/MA em homenagem a ativista Maria da Penha

Evento aconteceu no auditório Fernando Falcão, da Assembléia Legislativa do Estado, na última quarta-feira.

A conselheira Federal da OAB pelo Maranhão, Valéria Lauande, e a presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da OAB-MA, advogada Ligia Santana, representaram a Seccional Maranhense em evento organizado pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu) que homenageou a ativista social, Maria da Penha Maia Fernandes, que inspirou a  criação da Lei 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha.

O evento aconteceu no auditório Fernando Falcão, da Assembléia Legislativa do Estado, na última quarta-feira, dia 29/05, e teve início com o depoimento de Maria da Penha Maia Fernandes e, logo depois, uma palestra sobre violência de gênero proferida pela juíza Sônia Amaral, titular do 7º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo.

Maria da Penha Maia contou aos presentes sua história de luta e o calvário que enfrentou durante o tempo em que esteve casada. Por duas vezes, o marido tentou contra sua vida, sendo que no dia 29 de maio de 1983, ele disparou um tiro que destruiu a terceira e quarta vértebras da ativista, deixando-a paraplégica. 

Na oportunidade do evento, Valéria Lauande e Ligia Santana fizeram importantes contatos, no sentido de que futuras ações em prol das mulheres e das advogadas do Maranhão, sejam implantadas pela Seccional Maranhense, inclusive sendo uma das bandeiras do presidente Mário Macieira.

Além participará do evento na Assembléia Legislativa, Maria da Penha esteve em São Luís para a inauguração da biblioteca que leva o nome dela e que ficará instalada no prédio da Secretaria de Estado da Mulher.

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.