20 Março - 2023

VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL E POSICIONAMENTO NO MERCADO DE TRABALHO SÃO DESTAQUES NO COLÉGIO DE PRESIDENTES DE COMISSÕES DA JOVEM ADVOCACIA

Valorizar, integrar e capacitar. Esses foram os principais objetivos pontuados no I Colégio de Presidentes de Comissões da Jovem Advocacia (CJA) do ano de 2023, realizado na última sexta-feira, 17/03. O evento reuniu líderes da CJA de todas as regiões do estado, que relataram as demandas mais urgentes das suas respectivas subseções.

Entre os obstáculos enfrentados pela jovem advocacia, foram destacados: pouca experiência, altíssima concorrência, dificuldades financeiras, busca por posicionamento no mercado de trabalho e construção de uma rede de relacionamentos.

“A OAB Maranhão está cada vez mais comprometida em dar suporte aos profissionais em início de carreira. Ontem, estivemos reunidos com os representantes do CEJA. Hoje, estamos com a CJA. É assim que caminhamos e fazemos a Ordem cada vez mais forte”, expressou o presidente Kaio Saraiva.

Reforçando esse discurso, a presidente da CJA, Clara Mandú, enfatizou a importância de escutar as demandas da jovem advocacia. “Fiquem certos de que estamos aqui para auxiliar, orientar, capacitar e promover a integração dos jovens advogados maranhenses”, comunicou.

O representante da Jovem Advocacia de Pedreiras, Filipe José dos Santos Leitão, falou sobre a necessidade da Seccional estar presente nas Subseções e dos posicionamentos firmes da OAB nos casos de defesa das prerrogativas da advocacia. "É importante inserir a defesa das prerrogativas da classe, pois, nesse início de carreira, temos a instituição como instrumento de defesa mais forte em nosso nome”, explicou.

Para a vice-presidente da Ordem, Tatiana Costa, “o principal objetivo desse Colégio é alinhar todas as demandas para que a Seccional atenda cada uma delas da melhor forma possível”, afirmou.

Construção coletiva

Alternativas e soluções foram construídas com a participação de todas e todos os presidentes das Comissões da Jovem Advocacia. A presidente da CJA de Santa Inês, Thalyta Maria Lopes de Castro, enfatizou “a necessidade da padronização dos procedimentos para que a rede de acolhida e assistência à jovem advocaicia seja ágil e eficaz”, afirmou.

O advogado Hildenguedson Dias, de São João dos Patos, trouxe as vivências da região e detalhou como seria importante melhorar ainda mais o sistema de informação à Jovem Advocacia por meio de uma Central.

Entre os projetos e encaminhamentos apresentados ao longo da reunião, estão: levar o programa Conexão Jovem a cada Subseção do estado; produzir a cartilha do projeto Bem-Vindos com o intuito de planejar a cerimônia e garantir a participação de toda a advocacia do interior do Estado; Curso de Iniciação Avançada aos jovens profissionais e realização de visita guiada a penitenciárias e cartórios.

A advogada Giovanna Regis Said, de Bacabal, falou sobre a importância do evento “para aproximar e integrar a advocacia em busca de espaços de valorização profissional e trabalho”.